O Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde na tarde desta quarta-feira (24/06) indicou que Palmital manteve os 30 casos confirmados de coronavírus. Os números representam relativa “estagnação” nas estatísticas da doença, com período de mais de uma semana sem a ocorrência de novos pacientes infectados pelo covid-19.
Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde implementou recentemente um protocolo que considera, além de quadros gripais e Síndrome Respiratória Aguda Grave, pessoas que estiveram em situações de risco de contaminação ou com pacientes com suspeitos ou com a confirmação da doença. Com isso, o município acumula 144 notificações para o covid-19 desde o início da pandemia.
Os boletins emitidos diariamente também passaram por uma mudança na formatação, com a especificação da situação dos pacientes infectados. Com isto, os 30 confirmados estão distribuídos em três níveis. Os “curados” são 21 e representam a maioria. Há 8 em “recuperação”, que estão em isolamento domiciliar com acompanhamento da Secretaria de Saúde. Há também um paciente que contraiu a doença e morreu.
Segundo a Prefeitura, não há doentes internados com suspeita ou confirmação da doença desde o início da semana passada. Com ações de testagem de pessoa notificadas realizadas pela Secretaria de Saúde, o número de casos descartados com exames negativos chega a 82. Ainda persistem 32 ocorrências suspeitas, em que pacientes têm a situação sob investigação para confirmar ou descartar a infeção pelo coronavírus.