Palmital tem mais duas mortes causadas pela Covid-19 e sistema de saúde entra em estado de alarme

A professora e empresária Ednea Boso e o ex-vereador Miguel Monteiro, que já haviam superado o vírus, morreram hoje e elevaram para 47 o número de vítimas da doença

Palmital registrou mais duas mortes com causa inicial na Covid-19, já que ambos os pacientes haviam superado a fase de contaminação e foram vitimados pelas sequelas que são comuns à doença.

Na madrugada desta terça-feira, 18/05, morreu na Santa Casa de Assis a professora e empresária Ednea Aparecida da Silva Boso, de 49 anos.

A professora estava internada em Assis havia quase três semanas e já testava negativo para o Novo Coronavírus, indicando a superação da contaminação. Entretanto, ela foi vítima das sequelas e faleceu em virtude de comprometimento cardíaco.

Ednea deixou os pais e uma irmã, além da filha Stefany Boso, que recentemente perdeu o pai, Sidney Brasilino Boso, falecido no último dia 2 de maio.

Além de atuar junto à família na tradicional Frangola (Mercado São João), empresa de bastante sucesso no Jardim Paulista, na região do Bairro São José, Ednea possuía extenso currículo acadêmico.

Professora Mestre na área de concentração: Literatura e Vida Social, era graduada em Letras (Português/Espanhol) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho.

Como docente, exerceu o cargo de professora Coordenadora da Oficina Pedagógica (Português/Inglês/Espanhol) da Diretoria de Ensino de Ourinhos, e de professora Coordenadora Pedagógica do Centro de Estudo de Línguas – CEL da Diretoria de Ensino da Região de Ourinhos. Atualmente, era professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, em Ourinhos.

MIGUEL MONTEIRO

No final de manhã desta mesma terça-feira, 18/05, morreu na Santa Casa de Palmital, onde estava internado desde 30 de abril, o agricultor e ex-vereador Sebastião José Monteiro, o Miguel Monteiro, de 68 anos.

Depois de sentir os sintomas da doença, Miguel testou positivo e foi internado. Em seguida, sua esposa também testou positivo e ocupou um leito na mesma Santa Casa, mas cerca de uma semana depois se recuperou e recebeu alta.

Miguel continuou internado e, devido a complicações pulmonares, passou a fazer uso do capacete respirador e a receber tratamento de fisioterapia. Já livre da contaminação pelo vírus, passou a enfrentar as sequelas da doença e, antes de haver recuperação plena, sofreu uma parada cardíaca que o levou a óbito.

Miguel Monteiro era figura querida e respeitada em Palmital, de uma família numerosa e tradicional que denomina o bairro Água dos Monteiros. Agricultor e pecuarista, deu continuidade ao trabalho de seu pai como membro da Irmandade Santa Casa de Misericórdia, entidade à qual prestou serviços e colaborou em campanhas.

Entrou para a política partidária em 2016, quando foi eleito vereador pelo PSD e cumpriu mandato de quatro anos. Em 2020, foi novamente candidato ao cargo, mas não se reelegeu. Miguel deixa esposa Maria Sandri Monteiro, filhos e netos.

SITUAÇÃO ALARMANTE

De acordo com a Secretaria de Saúde, maio se mostra alarmante e com alta letalidade devido ao número de mortes. Foram 12 casos nos 18 primeiros dias do mês. O número já supera os 11 falecimentos registrados em março, que era o recorde até o momento.


E a situação pode piorar ainda mais, conforme o órgão municipal, pois a ala de isolamento da Santa Casa de Palmital está lotada de pacientes com problemas respiratórios graves. Na segunda-feira, havia 8 pessoas lutando pela vida em UTIs de hospitais da região.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.