Palmital tem temperatura mais baixa do ano e geadas em pontos isolados; confira a previsão da semana

A chegada de uma forte massa de ar polar fez despencar os termômetros no Estado de São Paulo no início desta semana. A nova onda de frio provocou geadas em pontos isolados. Além dos riscos de perdas na atividade agrícola, o frio intenso provoca o desconforto térmico na população e aumenta o perigo das doenças respiratórias devido ao ar gelado.

Palmital atingiu na madrugada desta segunda-feira (19/07) a temperatura mínima de 1,5° C, a menor marca do ano até o momento. O registro é do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), que mantém estação automática no Horto Florestal Estadual, nas proximidades do Distrito de Sussuí.

A mudança nos termômetros ocorreu depois de um período de baixíssima umidade do ar (na casa dos 20%) e com temperaturas mais elevadas, chegando ao registro de 30,8° na última quinta-feira (15/07). O clima foi mudando durante o final de semana, com chuva na noite de sexta-feira (16/07) e os termômetros em queda nos dias seguintes.

O sábado (17/07), conforme o Ciiagro, teve temperaturas entre 12.9° C e 25,4° C. Na madrugada de domingo (18/07), a mínima foi de 11,9° C e a máxima apurada chegou a 22,1° C. A partir da tarde, quando começou a incidir vento seco e frio, os termômetros entraram em queda gradativa e, às 23 horas, a temperatura já era de 9° C.

A mínima apurada, na madrugada desta segunda-feira (19/07), foi de 1,5° C. A menor temperatura anterior neste ano, registrada em 30 de junho, havia sido de 2,6° C. A previsão do tempo do IPMet/Unesp, de Bauru, indica que a máxima não deve passar dos 18° C neste início de semana.

Conforme previsões dos serviços de meteorologia, o tempo gelado deverá permanecer durante esta semana, com a possibilidade de geadas nas madrugadas. Geralmente, o fenômeno ocorre em áreas de topografia mais baixa quando há temperaturas próximas a zero, causando o congelamento do orvalho condensado sobre vegetação, solo ou superfícies.

Durante a manhã desta segunda-feira (19/07) diversas publicações em redes sociais mostravam a formação de gelo sobre palhadas de cana e sobre a vegetação rasteira em localidades de menor nível topográfico, como o Horto Florestal Municipal. O JC também recebeu registros do congelamento de folhas de plantações, indicando perdas em culturas desenvolvidas no município.

CONFIRA A PREVISÃO DO IPMet/Unesp PARA A SEMANA

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.