Palmitalense Ana Lima, de 10 anos, se destaca em competições de karatê

A palmitalense Ana Clara Moreira Lima, de 10 anos, é uma das promessas do esporte de Palmital. Ainda criança, ela começou a praticar o karatê em projetos socioeducativos, sob as instruções do professor Alessandro Pires, e logo se revelou como destaque em competições municipais, estaduais e nacionais da milenar arte marcial japonesa.

Ana Lima iniciou treinamentos em 2022, pelo projeto Gota Verde, e depois passou ao projeto de formação de atletas da Prefeitura de Palmital com o professor Alessandro, no Espaço Multiuso Sebastião Luis Pereira Lima, sede do projeto Tobias de Aguiar. No mesmo ano, a carateca disputou sua primeira competição em Pirapozinho, revelando talento no esporte e conquistando duas medalhas para Palmital.

A carateca continuou os treinamentos e se aperfeiçoou no kata (sequência de técnicas, simulando luta com várias aplicações práticas) e no kumite (luta), participando de várias competições nos últimos anos, incluindo as cidades de Santos e Praia Grande. No ano passado, Ana Lima teve excelente participação na etapa de Cotia do Campeonato Brasileiro Shinshukan, onde foi a segunda colocada no kumite sub-14.

Neste ano, a garota iniciou uma nova fase no esporte e, além de manter o treinamentos com o professor Alessandro, passou a integrar a equipe do Muta Dojo, de Marília, para disputar o competições da Federação Paulista de Karatê (FPK). Na etapa seletiva, realizada em 22 de março em São José do Rio Preto, ela conquistou medalha de bronze na disputa do kumite sub-12 absoluto, garantindo classificação para a final estadual que ocorre no início de maio em São Bernardo do Campo.

No último domingo, Ana Lima esteve no complexo Baby Barioni, em São Paulo, para participar do circuito da Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo (Fedeesp), realizada com apoio da FPK e do governo do Estado. Representando a escola municipal Horácio da Silva Leite, a karateca conquistou o terceiro lugar no kumite de sua categoria. A palmitalense volta a competir na segunda etapa do Circuito Escolar da Fedeesp, prevista para 24 de agosto. Ela mantém os treinamentos com o professor Alessandro para as competições regionais e eventos do ranking Shinshukan, e frequenta Marília para atividades de aprimoramento no Muta Dojo, visando as disputas estaduais promovidas pela FPK. Ainda iniciante na carreira no karatê, Ana Lima já acumula mais de 35 medalhas em competições.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.