O palmitalense João Gabriel do Carmo, popularmente conhecido como João Tucura, vem se destacando no mundo do rodeio, uma das mais radicais modalidades esportivas em que os competidores se superam para montar touros de mais de uma tonelada. No último final de semana, ele foi o campeão das montarias profissionais de Xaxim, cidade catarinense na região de Chapecó com pouco mais de 30 mil habitantes.
João Tucura venceu a final da disputada organizada pela equipe de César Paraná no último domingo (23/02) no encerramento da ExpoXaxim, que reuniu milhares de pessoas na semana passada. Na primeira etapa do mesmo circuito de rodeio em 2025, que foi disputada no mês passado em Mariópolis (PR), ele havia conquistado a terceira colocação, comprovando sua boa preparação para o início da temporada.
O peão de Palmital também teve um bom retrospecto em 2024, com a conquista da vitória no rodeio de Miracatu, município Vale do Ribeira na região sul do Estado de São Paulo, que foi a etapa final nacional do Circuito Safra Nova (CSN), outro campeonato que ele disputa. Anteriormente, João Tucura ainda havia sido campeão nas cidades de Cordilheira Alta (SC) e Óleo (SP).
No ano passado, João Tucura disputou 28 rodeios e foi para a final em 15 etapas, comprovando sua ótima forma física e técnica. O peão, que faz treinamentos na Companhia Pai e Filho, do amigo André Pitiço, disse ao JC que pretende manter a preparação para ter um desempenho de mais alto nível na temporada de 2025, inclusive com a intenção de vitórias em outras etapas dos circuitos César Paraná e Safra Nova.
PAIXÃO POR RODEIO – João, que é filho de Mara Rodrigues e de Valberto do Carmo, o Cobrão, nasceu em uma família com tradição no meio rural e com membros ligados ao mundo dos rodeios, incluindo participantes em montarias em touros. O peão, que mantém uma empresa de lavagem e pintura de telhados, é neto do já falecido Urbano Bento, o popular Urbano Carroceiro, que foi figura muito conhecida em Palmital.
Apaixonado pelos rodeios desde cedo, João começou a montar em touros aos 16 anos e participou de seu primeiro rodeio profissional aos 17 na cidade de Bandeirantes, no Paraná. Desde 2021, devido ao desempenho nas arenas, é competidor efetivo no Circuito Safra Nova, que realiza eventos nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. O peão tem 28 anos e é casado com Kamila, com quem tem dois filhos.