A comunidade católica de Palmital celebrou nesta semana um momento especial na vida de José Antônio Pereira de Freitas, que foi ordenado diácono na noite da última quarta-feira (26/11). O jovem palmitalense, de 25 anos, concluiu o período propedêutico, no qual recebeu formação em psicologia, filosofia, teologia e pastoral, e assumiu a missão no diaconato da Diocese de Assis, etapa preparatória para a ordenação presbiteral.
A ordenação de José Antônio foi realizada na Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Vila Prudenciana, em Assis, em cerimônia presidida pelo bispo Dom Argemiro de Azevedo e a presença de padres da Diocese e do bispo emérito dom Otacílio Luziano da Silva. Na mesma celebração, que reuniu mais de 500 pessoas, também foi ordenado o seminarista Leandro Roberto Alvim Monteiro, de Lutécia, que exerceu atividades pastorais em Palmital.
Acompanhado de familiares, José Antônio participou do rito de ordenação como parte da celebração eucarística, incluindo a apresentação e aprovação dos candidatos pela comunidade, seguida da consagração pelo bispo através da imposição das mãos e da prece de ordenação. Os novos diáconos receberam as vestes diaconais — estola e dalmática — e o Livro dos Evangelhos, símbolos de sua missão. O momento foi marcado também pelo abraço da paz, gesto de comunhão entre padres, diáconos e familiares.
Após a consagração eucarística e a comunhão, foi realizada a leitura do termo de posse pelo padre José David Espessote. Em seguida, os discursos dos novos diáconos José Antônio e Leandro emocionaram os presentes, quando ambos agradeceram a Deus, a Nossa Senhora, aos familiares, amigos e formadores religiosos pelo apoio na caminhada vocacional. Após a celebração foi realizada uma confraternização para religiosos, familiares dos ordenados e convidados.
PERFIL – Filho de Roberto Benedito de Freitas, conhecido como Roberto do Eca, e de Marilda Pereira de Freitas, José Antônio nasceu em 25 de agosto de 2000 e cresceu em uma família profundamente ligada à Igreja Católica. Caçula entre três irmãos, desde cedo encontrou na fé o alicerce de sua caminhada. Ainda na infância, sentiu despertar em seu coração o chamado ao sacerdócio, vocação que se fortaleceu ao longo dos anos em sua atuação comunitária.
A liturgia e a música tiveram papel fundamental em sua formação. Participou de corais paroquiais e da Pastoral dos Coroinhas, experiência que considera determinante em seu discernimento vocacional. Inspirado por diversos sacerdotes, José Antônio compreende que o fundamento de toda vocação está em Cristo, modelo de fé e humanidade.






























