A cidade de Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, recebeu a edição 2024 do Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto, que pela primeira vez foi realizada na Região Nordeste do Brasil. O evento foi um grande sucesso e reuniu, entre os dias 9 e 11 de julho, um público com pesquisadores, técnicos e produtores rurais para debater sobre a modalidade tecnológica que tem o objetivo promover o conservacionismo na agricultura.
O agrônomo palmitalense Benedito Hélio Orlandi, o Bertola, foi um dos representantes do Estado de São Paulo como vice-presidente da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (FEBRASPD) e como presidente da Associação de Plantio Direto do Vale Paranapanema (APDVP). Ele também fez parte da Comissão Organizadora do encontro, que chegou a sua 19º edição em 2024.
Durante o evento, além de se reunir com técnicos e produtores que incentivam o desenvolvimento do plantio direto no país, Bertola se encontrou com agricultores que deixaram as raízes em Palmital e passaram a desenvolver suas atividades na região Nordeste do país. Na programação do encontro, ele com os agricultores João Carlos Mazeto e Luis Montechese, que atualmente atuam em Luis Eduardo Magalhães.