As companhias das Anhumas, dos Faceiros e das Três Ilhas iniciam na próxima quinta-feira (25/12) as jornadas de arrecadação de doações para a preparação da 69ª edição da Festa de Santos Reis, que ocorre em 17 de janeiro na Água Nova. Os grupos iniciarão as visitas no Dia de Natal e buscam reproduzir a saga bíblica de peregrinação dos Reis Magos que partiram do Oriente para fazer a adoração ao Menino Jesus nascido em Belém.
A Missa do Envio foi realizada na noite de domingo (21/12) na Matriz de São Sebastião. A celebração, presidida pelo padre Otávio Peres, contou com a participação das três bandeiras, acompanhadas de gerentes e foliões. O evento também teve a presença de membros da Associação de Manutenção das Tradições Culturais de Palmital (Amtrac), que é a responsável pela organização do evento por não ter nomeado nenhum festeiro neste ano, quando haverá homenagem a Toninho Fernandes, coordenador da cozinha há várias décadas.

Na quinta-feira (25/12), durante o Dia de Natal, os membros das bandeiras deverão se reunir em locais previamente definidos para rezar terços e iniciar as jornadas que devem durar até 6 de janeiro. Os grupos farão visitas a residências, propriedades rurais, estabelecimento comerciais, entidades e órgãos públicos para arrecadar doações usadas na preparação da festa, que distribui toneladas de alimentos aos visitantes.
A comemoração, que é uma das maiores do gênero no país, tem o apoio da Prefeitura, sendo realizada em recinto próprio adquirido e preparado pela Amtrac desde 2023 no bairro rural da na Água Nova, com fácil acesso pela rodovia Raposo Tavares. A Estância de Santos Reis está localizada às margens da vicinal Mário de Oliveira Garcia (PMT-010), que faz ligação com Campos Novos.













