A comunidade católica de Palmital comemora nesta segunda-feira (08/12) o Dia da Imaculada Conceição de Maria. A festa litúrgica será marcada por uma missa em Ação de Graças na Igreja Matriz São Sebastião, que também celebra os 58 anos de fundação do Coral Imaculada Conceição.
A missa, que ocorre a partir das 19 horas, terá uma liturgia especial para recordar um dos mais importantes dogmas do catolicismo e para homenagear o coral, que se dedica à animação das celebrações em Palmital há quase seis décadas. O evento deverá reunir um grande número de fiéis, incluindo integrantes de várias gerações de músicos e coristas que fizeram parte do grupo formado em 1967.
Origens – O dogma da Imaculada Conceição foi proclamado pelo Papa Pio IX em 8 de dezembro de 1854, através da bula Ineffabilis Deus, afirmando que Maria foi preservada do pecado original desde o primeiro instante de sua concepção, por graça especial de Deus, em vista dos méritos de Jesus Cristo.
Embora a Bíblia não mencione explicitamente essa concepção sem pecado, a saudação do anjo Gabriel — “Ave, cheia de graça” (Lucas 1,28) — é interpretada como sinal da pureza plena de Maria. Padres e doutores da Igreja, especialmente do Oriente, já exaltavam Maria como “mais pura que os anjos” e “lírio da inocência” desde os primeiros séculos.
O dia 8 de dezembro foi estabelecido como data oficial da festa litúrgica, reconhecida pela Igreja desde o século XV. Em 1476, o Papa Sisto IV instituiu a celebração da Imaculada Conceição em toda a Igreja. A devoção é uma das mais difundidas no mundo católico. Em muitos países, o dia 8 de dezembro é feriado religioso, marcado por missas, procissões e homenagens à Virgem Maria.
No Brasil, a Imaculada Conceição é padroeira de mais de 200 cidades. A santa é celebrada com feriado municipal em 13 das 27 capitais brasileiras. No estado de São Paulo, 29 municípios comemoram a data, incluindo Campinas, Guarulhos, Franca, Piracicaba, Diadema, Jacareí, Birigui, Itanhaém e São José do Rio Preto. Na região, ela é celebrada como “dia santo” em Marília e Ourinhos.













