Um grande número de fiéis participou das celebrações da Quarta-feira de Cinzas em Palmital. A data do calendário litúrgico marca o início da Quaresma, que é o período de 40 dias que antecedem ao Domingo de Páscoa e que representa importante marco do catolicismo. Missas especiais foram realizadas nas paróquias de São Sebastião, que compreende a região São José, e de Santo Antônio, na área do bairro Paraná.
A Paróquia de Santo Antônio realizou na quarta-feira (13/02) suas missas na igreja Matriz e na capela de Nossa Senhora de Fátima. Ambas as celebrações foram presididas pelo padre Luiz Fernando Dias e reuniram um grande número de fiéis. A liturgia incluiu a imposição das cinzas e a apresentação dos significados da Quaresma, período em que a igreja Católica se prepara para a celebração da Páscoa.
Na Paróquia de São Sebastião foram realizadas celebrações simultâneas na noite de quarta-feira (13/02). Uma das missas ocorreu na capela de São Francisco, na região do São José, e foi presidida pelo padre Otávio Peres. Na igreja Matriz, que estava lotada de fiéis, estava o padre Marcelo Barreto, que destacou a importância do jejum, da penitência e da oração durante a Quaresma.
Nas quatro celebrações, houve destaque para o lançamento da Campanha da Fraternidade (CF) 2024, que é realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A iniciativa envolve as comunidades católicas de todo o país adotou neste ano o tema da “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).
A CF busca reflexões em três perspectivas: primeira, incentivar as pessoas a verem as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos de Deus; segunda, impulsionar as pessoas a iluminar-se pelo Evangelho que as une como família; e, terceira, a agir conforme a proposta quaresmal uma conversão constante, promovendo o esforço para uma mudança pessoal e comunitária.
Em carta destinada aos brasileiros na quarta-feira, o Papa Francisco enalteceu os objetivos da campanha da CNBB que “une fé e vida, espiritualidade e compromisso fraterno, amor a Deus e amor ao próximo, especialmente àquele mais fragilizado e necessitado de atenção.” Durante a Quaresma, as comunidades de Palmital deverão realizar atividades de reflexão sobre as propostas da CF.
Confira fotos: Pascom/Facebook









