Grande número de pessoas esteve em passeata no centro de Palmital na manhã desta quinta-feira para atividade do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A iniciativa, com o envolvimento dos departamentos de Assistência Social e de Educação da Prefeitura, teve o objetivo chamar a atenção da população para a campanha Faça Bonito, que é dedicada a ações de enfrentamento à violência contra a infância e a juventude, além de incentivar denúncias de abusos.
A mobilização ocorre desde o ano 2000, por meio da Lei Federal 9.970/00, e marca uma importante conquista pelos diretos humanos no país. Em 2023, há o marco especial dos 50 anos do assassinato da menina Araceli Crespo, de 8 anos, que foi raptada, violentada e morta por jovens de classe média que continuam impunes. O crime bárbaro, ocorrido em 18 de maio de 1973 na cidade de Vitória (ES), motivou a campanha.
A passeata em Palmital teve o envolvimento de escolas municipais, estaduais e particulares, além de projetos e entidades, bem como das equipes de órgãos municipais como o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do São José. O evento teve a presença da vice-prefeita Ana Elias Martins Elias da Silva e da diretora de Assistência Social, Daniela Perez, além do presidente da Câmara Cristian Nogueira, acompanhado de vereadores.
Muitos participantes da passeata, que partiu da escola J. J. Bittencourt e seguiu pela rua Manoel Leão Rego, empunhavam cartazes e portavam bexigas e flores amarelas, que são o símbolo da Faça Bonito. O evento também teve fanfarras, apitos e palavras de ordem com o objetivo de chamar a atenção para a defesa dos direitos de crianças e adolescentes. A ação também divulgou o Disk 100, serviço que recebe denúncias anônimas de abusos.
A passeata chegou até a praça da Matriz de São Sebastião, onde houve concentração com pronunciamentos que abordaram a importância da campanha e conclamaram a população a contribuir para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Os participantes também deixaram flores amarelas nos gramados da área pública como forma de marcar a realização da ação no centro de Palmital.