Patrícia Vanzolini, presidente da seccional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) esteve em Palmital na tarde de segunda-feira para conhecer a realidade de trabalho dos profissionais de direito na Comarca e se reunir com os advogados da subsecção local, ouvindo demandas que serão encaminhadas a órgãos da capital paulista. O encontro ocorreu no auditório do Sindicato Rural com a participação de lideranças da advocacia de diversas cidades da região.
Patrícia Vanzolini foi recebida pelo presidente da OAB de Palmital, Rosvaldir Cachole e, após visita à Casa do Advogado, esteve no Fórum da Comarca para se reunir com os juízes Barbara de Matos Marangoni Mendes e Marcos Rogerio Sanches Cruz Geraldo. Na reunião no Sindicato também estiveram presentes os presidentes das subsecções de Assis, Lenise Antunes Dias, e de Cândido Mota, Antonio Valmir Sachetti, além do conselheiro estadual Jesualdo Eduardo de Almeida Júnior e Pedro Galhardo, presidente eleito da OAB de Marília.
Na abertura da reunião, a presidente da OAB-SP lembrou seu histórico profissional como advogada criminalista e o trabalho nos últimos anos em defesa da advocacia paulista, na defesa das prerrogativas e atuação enérgica para repudiar casos de violações. Patricia Vanzolini destacou o dever da entidade de classe para atender aos seus filiados e enfatizou que os profissionais devem denunciar as arbitrariedades que autoridades comentem para garantia de preservação da atividade.
Patricia lembrou também do trabalho realizado pela atual direção da OAB-SP em benefício da classe, ressaltando a mobilização contra o aumento das custas estabelecido para o Judiciário e os diversos programas para o incentivo aos profissionais. Atendendo ao pedido feito por Cachole e pela direção da subsecção de Palmital, a presidente confirmou que trabalhará para viabilizar, junto com o presidente eleito Leonardo Sica, a construção de uma sede própria para a OAB em Palmital, com auditório, espaço de coworking e sala para audiências virtuais.
A presidente lembrou ainda do trabalho da OAB-SP pela melhoria da qualificação dos profissionais, incluindo cursos que garantam a capacitação, principalmente aos jovens advogados. Outro aspecto abordado foram os desafios para a transição entre sistemas de processos eletrônicos, garantindo que a entidade está trabalhando em conjunto com o Tribunal de Justiça para que seja criada uma plataforma que realmente atenda às necessidades dos advogados.
Um dos temas principais da discussão em Palmital foi a estrutura do Judiciário, que apresenta quadro funcional deficitário e outras deficiências organizacionais que acabam causando a morosidade na tramitação de processos. A presidente da OAB citou alguns exemplos observados em Comarcas do Estado de São Paulo, destacando que a entidade está acompanhando os casos e apresentando solicitações para melhoria do trabalho da advocacia.
Os advogados de Palmital e da região apresentaram questões que foram esclarecidas e anotadas pela presidente da OAB, que prometeu levar as demandas para buscar alternativas de solução junto ao Judiciário. Um dos principais problemas na Comarca, conforme apontado na reunião, é o reduzido quadro de servidores e a falta de juízes efetivos. Com o acúmulo de processos, os profissionais do direito encontram dificuldades em trabalhar devido à morosidade dos processos, afetando a defesa de milhares de pessoas.
REGIÃO – Patrícia Vanzolini também esteve em Paraguaçu Paulista, na tarde de segunda-feira, para uma reunião com advogados na sede da OAB. À noite, a presidente estadual visitou Ourinhos para encontro com os profissionais de direito na sede da subsecção, onde ministrou palestra com o tema “Técnicas de Argumentação Escrita e Oral nos Tribunais”.