Peão palmitalense conquista vitórias em rodeios profissionais do Circuito Safra Nova

Superar touros de mais de uma tonelada e conquistar vitórias em um esporte de alto risco nas arenas de rodeio. Esta é a missão assumida pelo palmitalense João Gabriel do Carmo, popularmente conhecido como João Tucura, que aos 26 anos vem ganhando destaque no Circuito Safra Nova e conquistando títulos em festas de rodeio.

João, que é filho de Mara Rodrigues e Valberto do Carmo, o Cobrão, nasceu em uma família com tradição no meio rural e com membros ligados ao mundo dos rodeios, incluindo participantes em montarias em touros. O peão, que atualmente tem uma empresa de lavagem e pintura de telhados, é neto do já falecido Urbano Bento, o popular Urbano Carroceiro, que foi figura muito conhecida em Palmital.

Apaixonado por rodeios desde cedo, João começou a montar em touros aos 16 anos e participou de seu primeiro rodeio profissional aos 17 na cidade de Bandeirantes, no Paraná. Nos anos seguintes, continuou a disputar as competições em festas de peão e, desde 2021, é competidor efetivo no Circuito Safra Nova, que realiza eventos nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

O ano passado foi muito difícil para mim, pois fui a bastante eventos e não entrei em nenhuma decisão. Até pensei em parar de montar, mas um amigo aqui de Palmital montou uma arena e comecei os treinamentos que são realizados de duas a três vezes durante a semana”, explicou o peão. “Depois disso, fui em três eventos no mês de novembro entrei nas final em todos. Foi quando me animei e vim firme pra 2024”, ressaltou João.

Os treinamentos na Companhia Pai e Filho, do amigo André Pitiço, fizeram João melhor muito seu desempenho nas arenas. “Neste ano, eu fui em 6 rodeios e entrei na final em três, conquistando títulos em Cordilheira Alta (SC) e Óleo (SP), além de uma terceira colocação na cidade catarinense de Ibicaré”, comemorou o peão. Há duas semanas, ele chegou a montar na 30ª Festa do Peão de Palmital, mas não avançou na competição.

Peão palmitalense foi o campeão na Festa do Peão de Óleo – Foto: Divulgação

Devido ao ganho de desempenho, João disse que pretende continuar nos rodeios, mas acredita que não consegue viver somente das premiações. “No Brasil, infelizmente, não é fácil. Mas o sonho é esse”, disse o peão. Sobre os perigos do esporte, ele disse que não pode nem pensar nos riscos, senão nem consegue montar nos touros. Mesmo assim, João recebe apoio da família e da mulher Kamila, com quem tem dois filhos, e que o acompanha quando os eventos são realizados em cidades próximas a Palmital.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.