Superar touros de mais de uma tonelada e conquistar vitórias em um esporte de alto risco nas arenas de rodeio. Esta é a missão assumida pelo palmitalense João Gabriel do Carmo, popularmente conhecido como João Tucura, que aos 26 anos vem ganhando destaque no Circuito Safra Nova e conquistando títulos em festas de rodeio.
João, que é filho de Mara Rodrigues e Valberto do Carmo, o Cobrão, nasceu em uma família com tradição no meio rural e com membros ligados ao mundo dos rodeios, incluindo participantes em montarias em touros. O peão, que atualmente tem uma empresa de lavagem e pintura de telhados, é neto do já falecido Urbano Bento, o popular Urbano Carroceiro, que foi figura muito conhecida em Palmital.
Apaixonado por rodeios desde cedo, João começou a montar em touros aos 16 anos e participou de seu primeiro rodeio profissional aos 17 na cidade de Bandeirantes, no Paraná. Nos anos seguintes, continuou a disputar as competições em festas de peão e, desde 2021, é competidor efetivo no Circuito Safra Nova, que realiza eventos nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
“O ano passado foi muito difícil para mim, pois fui a bastante eventos e não entrei em nenhuma decisão. Até pensei em parar de montar, mas um amigo aqui de Palmital montou uma arena e comecei os treinamentos que são realizados de duas a três vezes durante a semana”, explicou o peão. “Depois disso, fui em três eventos no mês de novembro entrei nas final em todos. Foi quando me animei e vim firme pra 2024”, ressaltou João.
Os treinamentos na Companhia Pai e Filho, do amigo André Pitiço, fizeram João melhor muito seu desempenho nas arenas. “Neste ano, eu fui em 6 rodeios e entrei na final em três, conquistando títulos em Cordilheira Alta (SC) e Óleo (SP), além de uma terceira colocação na cidade catarinense de Ibicaré”, comemorou o peão. Há duas semanas, ele chegou a montar na 30ª Festa do Peão de Palmital, mas não avançou na competição.
Devido ao ganho de desempenho, João disse que pretende continuar nos rodeios, mas acredita que não consegue viver somente das premiações. “No Brasil, infelizmente, não é fácil. Mas o sonho é esse”, disse o peão. Sobre os perigos do esporte, ele disse que não pode nem pensar nos riscos, senão nem consegue montar nos touros. Mesmo assim, João recebe apoio da família e da mulher Kamila, com quem tem dois filhos, e que o acompanha quando os eventos são realizados em cidades próximas a Palmital.