O médico pediatra Ézio Spera, ex-prefeito de Assis, sentiu-se mal na manhã de quinta-feira (29/02), sendo encaminhado à Santa Casa local. Ele passou pelo procedimento de cateterismo e foi implantado um stent coronariano, sem intercorrências.
A princípio, foi passado informalmente à reportagem que ele estaria no quarto; no entando, isso deve ocorrer no período da tarde. O médico é muito conhecido em Palmital, onde atua na rede pública de saúde e presta serviços em pediatria na Santa Casa de Misericórdia.
O cateterismo é um procedimento médico invasivo usado para diagnosticar e tratar problemas relacionados aos vasos sanguíneos e ao coração. Durante o cateterismo cardíaco, um cateter fino e flexível é inserido em um vaso sanguíneo, geralmente na virilha ou no braço, e é guiado até o coração por meio de imagens de raio-X em tempo real. Isso permite que os médicos avaliem o fluxo sanguíneo nas artérias coronárias, identifiquem bloqueios ou estreitamentos e, se necessário, realizem procedimentos como angioplastia para desobstruir as artérias ou colocação de stents para manter as artérias abertas.
Atualização
Boletim atualizado às 10 horas de sexta-feira (01/03) dão conta de que o médico ainda permanece na UTI, se recuperando, mas irá para o quarto, ainda hoje.
Fonte: Abordagem Notícias