Perícia conclui que incêndio que destruiu parte de ponte pênsil centenária foi criminoso

Ponte pênsil Alves de Lima fica sobre o Rio Paranapanema, entre Ribeirão Claro, no norte do Paraná, e Chavantes, em São Paulo. Para a perícia, material combustível jogado na estrutura foi a causa do incêndio.

O Instituto de Criminalística do Paraná concluiu que o incêndio que destruiu a ponte pênsil centenária localizada sobre o Rio Paranapanema, entre os municípios de Ribeirão Claro, no norte do Paraná e Chavantes, em São Paulo, foi criminoso.

O incêndio foi registrado há um mês do lado paranaense. A ponte pênsil Alves de Lima completou 100 anos no dia 4 de dezembro. Foi inaugurada em 1920, tem 149 metros de extensão e possui um vão suspenso de 82 metros. A estrutura só era usada por pedestres e é tombada pelo patrimônio histórico.

Conforme a análise dos restos de madeira queimadas e dos vestígios do local, a perícia descartou a possibilidade do incêndio ter sido provocado de forma acidental. Se analisou, por exemplo, as hipóteses de queda de um raio e até se um incêndio em alguma mata próxima poderia ter sido a causa. Ambas as possibilidades foram descartadas.

Para os peritos, o incêndio foi provocado por uma ação humana intencional, por algum material combustível despejado nas madeiras.

O Instituto de Criminalística afirmou que a pessoa que ateou fogo ainda esperou o fogo se alastrar pela estrutura para só depois fugir.

A Polícia Civil ainda não conseguiu identificar o ou os responsáveis pelo incêndio e, por isso, pede ajuda da população. Denúncias podem ser feitas pelo 181.

O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP) informou, por meio de nota, que elaborou um projeto que aponta quais as intervenções necessárias para reparos na Ponte Pênsil da SP 276 até a divisa com o Paraná. O projeto será submetido à aprovação do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, já que a estrutura é um patrimônio tombado.

O DER do Paraná disse que a ponte não pertence mais ao sistema rodoviário. Por este motivo, somente os departamentos culturais podem informar sobre os reparos da estrutura.

Fogo começou e se alastrou do lado paranaense da ponte — Foto: Cláudio Farneres/TV TEM
Fogo começou e se alastrou do lado paranaense da ponte 

FONTE: G1

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.