Autuação de pesca ilegal em Bela Vista (MS) comprovada em vídeo no WhatsApp; volume pescado foi 25 vezes acima do permitido
Um pescador de 42 anos foi autuado na quinta-feira (1º) após compartilhar um vídeo no WhatsApp em que aparece se gabando da captura predatória de 100 pacus, no rio Apa, em Bela Vista (MS), a 325 quilômetros de Campo Grande. Ele poderá ser multado em R$ 34 mil.
No vídeo, o homem aparece bebendo na companhia de outros pescadores e mostra os peixes amontoados no chão. A Polícia Militar Ambiental (PMA), que fez a autuação, acredita que o vídeo foi feito no mês de julho.
A partir da gravação, o Setor de Inteligência da PMA começou as investigações para identificar o infrator.
“Nós recebemos o vídeo e fomos até o local onde foi gravado, no rio Apa. Lá, começamos a perguntar sobre o pescador e descobrimos pistas. Com elas em mãos, localizamos a casa dele. Infelizmente, ele não estava, mas a autuação foi feita e deixada mesmo assim. Ele agora terá 20 dias para se defender”, afirmou o Coronel Queiroz, da PMA.
A PMA explica que o pescador infringiu a lei porque pescou cerca de 25 vezes mais do que o permitido. A lei ambiental permite a pesca de 5 quilos e mais um exemplar de peixe.