A equipe de profissionais da Piscicultura April Fools conseguiu um feito inédito e um tanto curioso no campo da aquicultura: o desenvolvimento de uma nova linhagem da espécie de peixe ornamental Betta splendens com as cores do Brasil!
Segundo o comunicado divulgado pelos responsáveis da April Fools, essa “nova versão” do Betta aconteceu por acaso.
A equipe da piscicultores estava trabalhando em um projeto cujo objetivo era ajudar o peixe Betta a se tornar mais resistente, uma vez que é um dos mais importantes em termos econômicos para o setor.
Para isso, estavam conduzindo pesquisas envolvendo a temperatura da água e alguns compostos bioquímicos que poderiam ajudar a aumentar a resistência fisiológica da espécie.
Entretanto, um dos tanques usados apresentou um problema estrutural e, por isso, todos os peixes foram transferidos provisoriamente para uma caixa d’água, enquanto os reparos técnicos eram efetuados. E foi aí que notaram uma coloração diferente, com faixas amareladas e esverdeadas pelo corpo em alguns dos animais.
Os peixes Betta são famosos pela coloração azul, verde e amarelo. Entretanto, ninguém havia conseguido fazer com que duas cores ficassem mais evidentes e se espalhassem por uma área maior do corpo do animal. A piscicultura April Fools suspeita que uma reação anormal e inesperada entre compostos bioquímicos na água e o organismo dos peixes tenham causado a transformação.
Uma equipe de pesquisadores da Revista Científica deu início a estudos mais detalhados para saber se, de fato, a alteração é devida aos compostos bioquímicos, se é permanente e, ainda, se existe a possibilidade de reproduzir o feito.
Fonte: AquaA3