Platina completa 65 anos de emancipação hoje

Prefeitura realiza show musical e Réveillon na Praça da Matriz para comemorar o aniversário do município

 

Platina comemora amanhã 65 anos de emancipação político-administrativa. Para marcar o jubileu, a Prefeitura desenvolve programação festiva na praça da igreja de Nossa Senhora do Carmo (Matriz), com expectativa de atrair grande público. Para a noite deste sábado, está previsto o show com a banda Somos Iguais. Na segunda-feira, acontece a festa de Réveillon com muita música e animação para a chegada de 2019 em alto astral.

HISTÓRIA – A história do município de Platina se confunde com os primeiro estágios da colonização na região, iniciada no século XIV. O povoado era denominado Saltinho do Paranapanema e foi fundado pelo sertanista Francisco Sanches de Figueiredo, proprietário na época de grande latifúndio e que fixou residência na vila que fundou.

Nos primeiros tempos, a evolução de Platina se deu rapidamente devido aos colonizadores que penetravam nos sertões paulista em busca de novas terras. Em 26 de julho de 1.984, pela Lei 309, a vila foi elevada a categoria de Distrito de Paz, passando à denominação de Platina, jurisdicionado ao Município de Campos Novos do Paranapanema (hoje Campos Novos Paulista).

Em 24 de dezembro de 1.915, pela Lei nº. 1478, elevou-se o distrito à categoria de Município, tendo como primeiro prefeito o capitão Felicíssimo Antônio Pereira.  No ano de 1.934, devido a problemas políticos e econômicos, foi decretada a extinção do município, rebaixando-o à categoria de distrito de Palmital. Além da perda da autonomia, Platina teve parte de seu território anexado a Assis.

Anos depois, Platina retomou o crescimento e, em 30 de dezembro de 1.953 readquiriu a condição de município por meio da lei nº. 2456. Na segunda etapa do município, o primeiro prefeito eleito foi Nestor de Souza Pereira, que já havia chefiado o Executivo anteriormente.

O município conta atualmente com boa situação socioeconômica e a população estimada pelo IBGE para 2018 é de 3.521 habitantes. Com 328 km² de área, Platina tem economia baseada na agropecuária, pois suas terras férteis são apropriadas para as culturas de cana-de-açúcar, milho, arroz, trigo, mandioca e soja. O município também abriga uma indústria de aguardente e um vasto plantel de gado de corte e leiteiro.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.