Comarca JC

A Prefeitura de Platina recebeu nesta semana o equipamento do Programa de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil (Proben-RCC), que é desenvolvido em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap) com o objetivo de promover o reaproveitamento do entulho coletado na cidade.

A máquina fará o serviço de trituração de todos os resíduos da construção civil coletado na cidade para evitar que seja descartado no aterro controlado, o que gera custos elevados para o transporte e ocupa muito espaço devido ao volume.

Segundo o prefeito Wagner Roberto de Lima, o Vagão, que acompanhou os trabalhos junto com o vice Abel Alves da Silva, na quarta-feira, o material resultante da trituração, que faz a retirada de todos os metais, é destinado ao cascalhamento de vicinais. “Com o auxílio desta máquina, processamos este material de maneira correta e podemos aproveitá-lo para a manutenção de estradas e acessos rurais. Assim, estamos beneficiando os produtores rurais que são responsáveis pela maior parte da atividade econômica de nossa cidade”, salientou.

Vagão disse ainda que o Proben-RCC garante considerável economia ao município. “Com a reutilização do entulho para manutenção de estradas rurais, podemos reduzir a aquisição de materiais para a execução do serviço. Além disso, existe o benefício da preservação do meio ambiente, pois o material não é descartado indiscriminadamente no meio ambiente e é transformado em benfeitoria para a população”, destacou.

O vice-prefeito Abel da Silva explicou que os problemas gerados pela destinação inadequada do entulho, ou até mesmo ausência de planejamento, geram impactos negativos à sociedade e ao meio ambiente de modo geral. “A reciclagem e reutilização desses resíduos é o melhor caminho para o desenvolvimento sustentável, tão almejado atualmente”, enfatizou.

Segundo Abel, o Município de Platina mantém parceria com o programa do Civap há sete anos e está recebendo pela terceira vez o equipamento para processar o entulho, sendo duas vezes na atual administração.

Leia também no JC Online

Compartilhe

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Não Permitido Cópia