A Polícia Ambiental iniciou na manhã desta quarta-feira (23/03) a demolição de ganchos e estaleiros construídos ilegalmente às margens do rio Paranapanema, no bairro rural da Água do Cascalho, em Palmital.
O trabalho faz parte do segundo dia Operação “Dia Mundial da Água” e ocorre em complemento a ações já realizadas na área da usina de Canoas II, com apoio da Marinha e do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público.
As construções, nas proximidades do Clube Beira Rio, estavam em área de preservação permanente e impediam a regeneração da mata ciliar. Em semanas anteriores, durante operações de fiscalização nas imediações da usina Canoas II, a Polícia Ambiental havia identificado dezenas de construções irregulares e iniciado a notificação dos proprietários dos ranchos.

Durante a operação desta quarta-feira, que foi acompanhada por representantes do Ministério Público e da CTG Brasil, que opera as usinas do Paranapanema, houve a demolição de 14 edificações construídas ilegalmente na área de mata. Com a utilização de retroescavadeira, houve a remoção de estruturas de ranchos e estaleiros usados por pescadores.
Todo o material foi retirado do local por caminhões. A Polícia Ambiental trabalha para identificar e notificar os proprietários dos ranchos por infrações à lei de proteção das matas. A Polícia Civil também deve apurar eventuais crimes ambientais na manutenção das construções.