A Polícia Ambiental está realizando em todo o Estado nestes dias 22 e 23 de março a Operação #DiaDaÁgua. O trabalho conta com o emprego de mais de 1200 policiais militares e 450 viaturas, entre terrestres, náuticas e aéreas (drones), que realizarão o policiamento ostensivo marítimo e terrestre com vistas aos infratores do Meio Ambiente, sobretudo aos que põem em risco a Qualidade de Vida, Segurança e Saúde Pública.
A ação comemora do Dia Mundial da Água (22 de março), que foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como esforço global de colocar em pauta questões essenciais que envolvem os recursos hídricos e a importância de sua preservação e proteção.
O objetivo da operação é vistoriar Áreas de Preservação Permanente (APP) que já foram alvo de autuação da Polícia Militar Ambiental e verificar a correta recuperação ou restauração ecológica da área e também o patrulhamento das áreas como prevenção à ocupação irregular e ao parcelamento ilegal em Área de Proteção e Recuperação de Mananciais.
Na região, ações complementares estão sendo realizadas com atividades de educação ambiental e de recomposição da mata nativa. Nesta terça-feira (22/03), equipes de policiais da 4ª Companhia do 2° Batalhão da Polícia Ambiental (BPAmb), estão realizando atividades de reflorestamento em áreas de preservação permanente.
Uma equipe do 2º Pelotão de Assis, composta pelos cabos Fabio, Capeletto e Sabino, esteve no Sítio São Sebastião, que fica na Água do Barreirão, às margens da represa da hidrelétrica de Canoas II, em Palmital. Acompanhados do proprietário Hélio de Jesus, eles realizaram o plantio de 5 mudas de espécies nativas na mata ciliar do rio Paranapanema. O agricultor também recebeu orientações sobre a legislação ambiental vigente.