Cabo Regis esteve com estudantes para falar sobre a natureza e o trabalho da corporação na região; eventos tiveram pareceria da Prefeitura
A Polícia Militar Ambiental realizou nesta semana um trabalho de educação ambiental com alunos municipais de Palmital. A iniciativa, desenvolvida pelo 2º Pelotão de Assis e incentivada pelo comando da 4ª Companhia de Marília, teve a parceria das secretarias de Meio Ambiente e de Educação da Prefeitura. Crianças do 4º ano das escolas Elisabete Soares Garcia, Horácio da Silva Leite, Zezé Leão e Maria Eulália Vieira Scalla participaram de palestras no auditório do Centro Cultural.
A primeira palestra ocorreu na tarde de quinta-feira com a presença do prefeito José Roberto Ronqui, dos secretários Pedro Kirnew (Meio Ambiente) e Cleonice Mendes (Educação) e da supervisora de ensino Angélica Jardim. O chefe do Executivo destacou a importância da Polícia Ambiental para a proteção da natureza e lembrou da parceria com a corporação para levar conhecimentos aos estudantes de Palmital. O segundo encontro ocorreu na manhã de ontem, totalizando 200 alunos atendidos pelo projeto.
As palestras foram ministradas pelo cabo Régis César Queçada, que abordou diversos temas como fauna, flora, rios, nidificação (como as espécies constroem ninhos), conservação do solo e fiscalização da Polícia Ambiental na região do Médio Paranapanema, onde está Palmital. Ele também contou sobre o trabalho da corporação durante a Piracema, com o objetivo de proteger a reprodução dos peixes.
De acordo com o policial militar, o objetivo do trabalho de educação ambiental é aproveitar a curiosidade, a capacidade de acumular informações e a vitalidade dos estudantes para que eles se tornem agentes multiplicadores do conhecimento e levem as informações para suas famílias. Regis destacou que, inclusive, as crianças são importantes para a transformação dos hábitos ao cobrar dos adultos as posturas adequadas à preservação ambiental dentro de casa e nos ambientes que frequentam.