Um adolescente de 16 anos foi apreendido na madrugada desta segunda-feira (11/03) no centro de Platina depois de tentativa de roubo e de furto consumado de uma caminhonete em Palmital. Ele chegou a ser perseguido pela Polícia Militar, que recuperou o veículo acidentado nas proximidades de um assentamento rural. O adolescente, que é residente na região do São José, foi autuado em flagrante na Central de Polícia Judiciária (CJP), onde confessou a prática dos atos infracionais.
De acordo com informações policiais, uma equipe da PM foi acionada no início da noite deste domingo (10/03) para atender a uma ocorrência de tentativa de roubo em Palmital, na qual a vítima percebeu a ação do assaltante e conseguiu fugir para acionar o policiamento. Pouco depois, os policiais receberam informação de que uma caminhonete havia sido furtada na Cândido Dias de Melo, no bairro Morada do Sol.
Um agricultor de 40 anos chamou a PM e disse que haviam subtraído sua Toyota Hilux branca. Ele contou que parou o veículo em frente a uma residência e entrou no imóvel, deixando a caminhonete destrancada e com as chaves no contato. Pouco depois, quando retornou, constatou que o veículo havia sido furtado. A notícia do furto foi irradiada para a região e os policiais militares receberam informações de que o veículo havia sido visto circulando por Platina.
A PM, que contou com apoio de populares e amigos do proprietário da Hilux, realizaram diversas buscas. Uma equipe policial deparou com o veículo em alta velocidade no centro de Platina e passou a fazer o acompanhamento. Posteriormente, o ladrão em fuga perdeu o controle e bateu contra uma cerca nas proximidades do assentamento da Associação dos Agricultores Familiares da Água do Sapé (Asafasap). O veículo teve danos e foi restituído ao proprietário.
Depois da recuperação do veículo, a PM recebeu informação por volta da 1h30 desta segunda-feira de que um indivíduo com as características do autor da tentativa de roubo estava perambulando pelas proximidades da praça da Matriz de Platina. Os policiais abordaram o menor que, durante entrevista, confessou a autoria da tentativa de roubo e do furto. Ele foi apresentado na CPJ de Assis e posteriormente liberado para a mãe, pois não havia mais situação de flagrante ou a prática de ato infracional com violência ou grave ameaça. O caso será encaminhado para apreciação do Judiciário, para a tomada de providências.