A Polícia Civil de Palmital apreendeu na manhã desta quinta-feira (17/04) uma pistola airsoft que foi usada por adolescente de 13 anos para a gravação de vídeo em que ele simula estar usando um artefato real, inclusive dando tiros para o alto. A arma, que tem bolinhas impulsionadas por CO² e é destinada a jogos, foi apreendida durante cumprimento de mandado de busca expedido pela Justiça da Comarca.
A investigação da Polícia Civil começou depois que o adolescente divulgou vídeo em redes sociais utilizando a airsoft. Ele fez a gravação empunhando a pistola, da qual havia retirado a ponteira laranja para fazer parecesse uma arma real. Em dois momentos, para mostrar a força do armamento, ele levantou o artefato para cima e, aparentemente, deu tiros para o alto. Porém, como a arma não foi enquadrada, apareceram apenas clarões dos disparos.
Depois de receber o vídeo, a equipe da Delegacia de Palmital realizou investigação e conseguiu identificar o adolescente, possibilitando o pedido de busca domiciliar que foi acolhido pela Justiça da Comarca. Segundo o delegado Marcelo de Souza, que comandou a apuração, havia informação inicial de que ele até estaria levando a pistola airsoft para a escola onde estuda.
Na manhã de quinta-feira (17/04), uma equipe da Polícia Civil esteve na casa do adolescente na região do São José e, durante a abordagem, ele confessou prontamente que a arma mostrada no vídeo era uma airsoft e que fez a simulação do tiro com auxilio de aplicativo de inteligência artificial. O rapaz foi levado até a Delegacia de Palmital para registro da ocorrência de apreensão de objeto.
Acompanhado da mãe, o adolescente também prestou declarações à Polícia Civil em que disse que comprou a airsoft por gostar de armas e negou ao delegado que estivesse levando a pistola para a escola. Depois dos registros policiais, ele foi liberado. A pistola de brinquedo ficou apreendida para a apuração do caso.
Marcelo de Souza disse que a posse airsoft não configura ato infracional pelo adolescente, por ser um artefato legalmente permitido desde que se sigam regras, incluindo a manutenção da ponteira laranja, para evitar que ele seja confundido com uma arma real. Contudo, afirmou o delegado, será apurado se ele utilizou a pistola para alguma conduta imprópria devido ao potencial intimidatório do objeto que simula as pistolas da linha M1911.