Polícia Civil faz operação e prende empresários por “gatos” de energia em estabelecimentos comerciais

Dois empresários foram presos na tarde de segunda-feira (09/09), em Ourinhos, acusados de furto qualificado de energia elétrica. Ambos foram flagrados por funcionários da CPFL Energia, concessionária de energia da região, que constataram irregularidades e fraudes nas caixas medidoras em uma esfiharia localizada na rua dos Expedicionários, no centro, e uma choperia na rua João Bruzarosco, no Jardim Santos Dumont.

 

Na esfiharia, durante uma inspeção de rotina, foi constatado que a caixa medidora de energia estava sem o lacre, o “borne” do medidor também se encontrava sem lacre e uma bobina de potência estava interrompida, ou seja, o fornecimento de energia estava normal, porém medindo 30% a menos. Diante dos fatos, foi preso o empresário D.S.S, 24 anos, que foi encaminhado a cadeia pública de São Pedro do Turvo.

 

Já na choperia, também foi constatado que a caixa medidora de energia estava sem o lacre, o “borne” do medidor também se encontrava sem lacre e a medição estava sendo manipulada, ou seja, a fiação que vem do poste e entra no medidor e entra no medidor possuía manipulação, medindo 50% menos do que deveria.  Com isso foi preso o dono do local, o proprietário E.N.P., 37 anos, que também foi encaminhado a cadeia pública de São Pedro do Turvo.

 

Toda operação foi coordenada pelo delegado coordenador da Central de Polícia Judiciária de Ourinhos (CPJ), Pedro Otávio Telles do Nascimento, que destacou que o crime de furto de energia prevê pena de reclusão de um a quatro anos, e multa e é inafiançável.

 

“Independente do fato se a energia é cara ou barata, é crime furtá-la, pois é equiparada é um bem móvel, ela é um bem público. A Companhia de Energia é uma Concessionária, ela presta um serviço público. Quem está furtando energia elétrica, está furtando dinheiro público, é um prejuízo para toda população”, destacou.

Fonte: Passando a Régua

Leia também no JC Online

Compartilhe

Deixe uma resposta

Fechar Menu
Não Permitido Cópia