Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em duas cidades no Rio Grande do Sul. De acordo com Delegacia de Investigações Gerais (DIG), policiais vão analisar conteúdo dos aparelhos e reunir provas que confirmem a ação dos criminosos.
A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Itapeva (SP) cumpriu dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre e Viamão (RS) nesta quinta-feira (24), contra um grupo suspeito de aplicar os chamados “golpes de nudes” no interior de São Paulo.
A operação foi feita com o apoio da Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos (DRCI) e Defraudações do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) do Rio Grande do Sul.
De acordo com a DIG, a investigação começou depois que a Polícia Civil de Itapeva recebeu denúncias de vítimas do golpe. A polícia explicou que a ação criminosa acontece quando os golpistas conseguem, através de “hackeamento” ou da utilização de um falso perfil nas redes sociais, fotos íntimas das vítimas, e passam a exigir dinheiro em troca da não divulgação das imagens.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/8/q/HepVXiRLOttDBEbkC0nQ/policia-civil-1-.jpg)
Durante a operação, os policias civis apreenderam seis celulares que teriam sido usados para a aplicação dos golpes, além de documentos que estavam na casa de uma jovem, namorada de um homem que cumpre pena em um presídio gaúcho.
Ainda de acordo com a DIG, os policiais vão analisar o conteúdo dos aparelhos e reunir provas que confirmem a ação dos criminosos.
Fonte: G1