A Polícia Civil de São Paulo deflagrou na última quinta-feira (27/02) a operação “Fictus Puella” contra uma quadrilha suspeita de aplicar extorsões digitais no chamado “golpe do amor”. De acordo com as investigações, o esquema envolvia a criação de perfis falsos de mulheres nas redes sociais e em aplicativos de relacionamento.
Após conquistar a confiança das vítimas, os criminosos convenciam os alvos a enviar fotos íntimas. Em seguida, os golpistas se passavam por policiais ou advogados e exigiam pagamentos para não divulgar as imagens.
A operação, coordenada pela Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência (DIOPI/SENASP/MJSP), cumpriu sete mandados de busca e apreensão, além de oito prisões preventivas em cidades de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Durante a “Fictus Puella”, foram apreendidos celulares, computadores e outros dispositivos eletrônicos. Segundo a polícia, os valores extorquidos eram divididos entre os suspeitos e ocultados por meio de um esquema de lavagem de dinheiro.
Fonte: DCM