A Polícia Federal cumpre na manhã desta sexta-feira (09/08) dois mandados de prisão em Salto Grande (SP) durante a Operação Caixa Forte. A ação faz parte de operação para desarticular uma organização criminosa por lavagem de dinheiro.
Os agentes fazem uma varredura pela cidade e até um helicóptero da Polícia Federal sobrevoa o município. Uma mulher foi presa e um homem está foragido, segundo a PF. Os mandados de busca foram emitidos para suspeitos de crimes de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas e associação criminosa.
Ao todo, foram expedidos 52 mandados de prisão preventiva, 48 mandados de busca e apreensão e 45 mandados de bloqueios de contas bancárias.
OPERAÇÃO CAIXA FORTE
As ações estão sendo realizadas em 18 cidades dos estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. No Centro-Oeste Paulista, a cidade de Salto Grande é a única, com dois mandados.
A operação é fruto de uma investigação iniciada em novembro do ano passado pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO).
De acordo com as investigações, o dinheiro movimentado por este braço financeiro da facção criminosa é originário do tráfico de drogas. O valor era transferido fracionado entre contas bancárias para não acionar os dispositivos de vigilância do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).
Segundo a PF, o esquema envolvia integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC). Entre os alvos de mandados desta sexta, a movimentação financeira foi de mais de R$ 7 milhões nos últimos nove meses.
Fonte: G1