A nimesulida é um medicamento reconhecido por suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antipiréticas, sendo eficaz no alívio de dores e febre. Contudo, o uso do remédio tem gerado debates, principalmente porque a droga foi associada a casos de lesões hepáticas no início dos anos 2000.
O medicamento, um dos mais vendidos no Brasil, é proibido em países como Canadá, Japão, Estados Unidos, Austrália, Espanha, entre outros. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a venda da nimesulida no Brasil com receita médica, embora seja fácil comprar o medicamento sem apresentar a receita nas farmácias.
De acordo com a EMA (Agência Europeia de Medicamentos), o uso da nimesulida é considerado seguro quando feito de forma restrita, apenas para dores agudas, e por curtos períodos. A agência destacou que os casos de lesões hepáticas ocorreram em pessoas que utilizaram a droga por períodos superiores a 15 dias.
Além disso, a EMA orienta que indivíduos com doenças hepáticas ou crônicas, bem como crianças menores de 12 anos, devem evitar o uso da nimesulida.
Fonte: DCM