Na terça-feira (17/10), o prefeito de Itatiaia (RJ), Irineu Nogueira (MDB), foi preso em flagrante em um incidente que ocorreu em uma padaria no bairro Jardim Jalisco, em Resende (RJ). No episódio, ele foi acusado de injúria racial.
De acordo com informações da Polícia Civil, o prefeito Irineu Nogueira teria tentado pegar um salgado diretamente da estufa da padaria. No entanto, a funcionária da padaria o advertiu, explicando que era proibido aos clientes servirem-se por conta própria, de acordo com as regulamentações da Vigilância Sanitária.
Neste momento, o prefeito demonstrou irritação e começou a proferir palavras ofensivas à funcionária, incluindo palavrões. Uma outra balconista tentou intervir para acalmar a situação, mas foi interrompida por Irineu Nogueira, que declarou que não tinha problemas com ela, mas dirigiu termos racistas à colega de trabalho, referindo-se a ela como “negrinha”.
A atitude do político, registrada pelas câmeras de segurança do estabelecimento, gerou repercussão e resultou em sua prisão, mas ele teve um habeas corpus concedido nesta quarta-feira (18) pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), foi solto e vai responder em liberdade. Com informações do g1.
Fonte: DCM