Prefeito Luís Gustavo vistoria terceira etapa da reforma da Santa Casa

Depois de reformar a Ala SUS, a Ala Unimed e o Pronto Socorro, o projeto vai incluir farmácia, cozinha, centro cirúrgico, centro de diagnóstico e rouparia

O prefeito Luís Gustavo iniciou o ano visitando as obras do provável principal projeto de sua administração, que é a reforma de todas as instalações da Santa Casa de Misericórdia de Palmital.

Depois de longo período de crise financeira e de deterioração do prédio, um audacioso projeto que incluiu a própria entidade, administrada pela Prefeitura, aplicando verbas municipais próprias, dos governos estadual e federal e da iniciativa privada, foi levado a efeito para mudar os paradigmas do atendimento hospitalar na cidade.

A primeira vistoria às obras em 2024 foi feita na quarta-feira, 3, quando o prefeito conferiu o andamento da reforma do Pronto Socorro, acompanhado das interventoras Nivea Damini e Fabiana Paes, do gestor financeiro João Vitor e da diretora do departamento de saúde, Nádia Ortiz.

Obra deverá ser inaugurada em fevereiro

Neste início de ano, o projeto alcança a terceira etapa de reforma, readequação e modernização do prédio construído há mais de 60 anos, cuja previsão de inauguração é na primeira quinzena de fevereiro.

O ambicioso projeto foi anunciado em setembro de 2021, em plena crise financeira da entidade e durante a época crítica da pandemia da Covid-19, com a finalidade de proporcionar ambiente mais seguro e de qualidade, tanto para os pacientes quanto aos profissionais de saúde.

Em esforço conjunto entre a administração municipal e a equipe da Santa Casa, as fases anteriores contemplaram a reforma da Ala B, destinada aos pacientes do SUS, em junho de 2022, e depois a Ala A, para internação de pacientes de convênios e particulares, concluída em dezembro do mesmo ano através de uma parceria inédita com a cooperativa Unimed.

O projeto de reforma é o mais abrangente de todos os tempos, pois inclui melhorias nas enfermarias da Clínica Médica, que abrangem a Farmácia e a Cozinha, e depois o setor Administrativo. As reformas serão finalizadas com a reforma do Centro de Diagnóstico, do Centro Cirúrgico, da Lavanderia e do setor de Rouparia.

Sala própria para aparelho de Raios- X

Entre as inovações previstas, destaca-se a inclusão de acessibilidade e a instalação de uma sala de radiografia própria, proporcionando atendimento mais ágil e eficiente. O projeto de reforma foi elaborado atendendo as necessidades do cotidiano do hospital, com a participação ativa de colaboradores e pacientes.

“O que alguns não acreditaram ou até criticaram, está quase concluído com a entrega à população de uma nova Santa Casa, com prédio adequado e gestão moderna e profissionalizada, que inclui a participação da iniciativa privada”, salientou o prefeito.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.