Compartilhe

Por meio de comunicado emitido pela Prefeitura de Palmital na tarde deste domingo (16/01), houve o anúncio do cancelamento da 28ª Festa do Peão de Boiadeiro e da 26ª Feira Agropecuária e Industrial de Palmital (Fapip). Os eventos, sob a organização da Associação Palmitalense de Rodeio e Eventos (Apre), estavam previstos para ocorrer de 20 a 24 de abril de 2022.

.

O terceiro cancelamento consecutivo do rodeio ocorre por conta da nova onda da pandemia do coronavírus, que causou aceleração da transmissão no município. Na mesma nota, a Prefeitura também anunciou o cancelamento do Jogo das Estrelas – Futebol solidário, que estava previsto para ocorrer no próximo domingo, 23 de janeiro.

.

A nova comissão organizadora, que conta com o apoio da atual administração da Prefeitura, havia anunciado a realização do rodeio em 2022 depois que a legislação passou a permitir eventos com a concentração de público devido à queda nos índices da Covid. A Apre iniciou os trabalhos e tinha a previsão de anunciar contratações e atrações para a festa do peão que ocorreria no período de aniversário de 102 anos do município de Palmital.

.

Confira a íntegra do anúncio da Prefeitura:

.

“COMUNICADO IMPORTANTE

Por conta da alta nos números de casos positivos da Covid-19 e de síndromes gripais, a Prefeitura Municipal de Palmital, suspendeu por tempo indeterminado a realização dos eventos: 28ª Festa do Peão de Boiadeiro de Palmital, realizado conjuntamente com a 26ª Fapip, e o evento esportivo ‘Jogo das Estrelas – Futebol solidário’.

No dia 26 de setembro de 2021, após a liberação do Governo do Estado de São Paulo para a retomada de eventos com concentração de pessoas, a Prefeitura Municipal de Palmital, juntamente com a nova comissão da Festa de Peão de Palmital, anunciou que nos dias 20 a 24 de abril, a população poderia prestigiar novamente este evento tradicional de nossa cidade, de potencial turístico e econômico.

Na época, o cenário se apresentava promissor para a retomada das atividades, mas a todo momento foi considerado que poderia haver mudanças no comportamento do vírus, levando ao adiamento da festividade, haja vista a necessidade de adequações de ações e estratégias, conforme a própria dinâmica da pandemia.

O mesmo ocorre com o evento esportivo e solidário ‘Jogo das Estrelas’, que aconteceria no próximo dia 23 de janeiro, com uma proposta de se fazer um evento controlado com passaporte da vacina, reunindo jogadores consagrados em prol da causa animal.

O recrudescimento da infecção pelo vírus Covid-19, agregado à nova variante da influenza, recomendam cautela, e a prefeitura decidiu adiar indefinidamente estes eventos para a redução dos riscos de contágio. A iniciativa já havia sido definida há algumas semanas, tendo comunicado antecipadamente os organizadores.

A prefeitura recomenda que a população mantenha a vacinação em dia, seguindo o protocolo definido pelas autoridades, e que procure se proteger seguindo as recomendações de prevenção.

Precisamos repercutir entre a população a nossa realidade sanitária. Atualmente, 90,49% dos palmitalenses, acima dos 12 anos já tomaram a 1ª dose da vacina contra Covid-19, e 90,17% destes, já concluíram o esquema primário de vacinação (duas doses ou dose única). 46% já recebeu a dose de reforço (3ª dose), respeitando o intervalo exigido entre as doses.

Mesmo com o alto índice de vacinação atingido pela população de Palmital, sem internações e pacientes com quadros graves da doença, o momento apresenta riscos. A medida visa manter a segurança das pessoas em primeiro lugar.

Quanto aos eventos particulares, a prefeitura realizará a liberação e fiscalização de acordo com as normas vigentes à época, levando em consideração as permissões sanitárias que estejam valendo quanto à pandemia.

Seguimos avaliando o cenário da pandemia no Brasil e no mundo para tomar as medidas necessárias para o enfrentamento ao Coronavírus, priorizando sempre a saúde e a segurança, avaliando os dados epidemiológicos, seguindo as recomendações de médicos e infectologistas, mas nunca baseado em conjecturas.”

.

HISTÓRICO – A 28ª Festa do Peão Boiadeiro estava prevista para ocorrer inicialmente no período de 21 e 25 de abril de 2020, como parte das comemorações do Centenário de Palmital. Devido à decretação da quarentena para a prevenção ao coronavírus, com a proibição total de eventos e as restrições ao funcionamento do comércio a partir de março daquele ano, a organização anunciou incialmente o adiamento do evento e estabeleceu que ele iria ocorrer de 16 a 20 de setembro.

Porém, com a necessidade da manutenção das medidas preventivas, a festa foi suspensa por tempo indeterminado em agosto de 2020. Em 2021, não houve nenhuma possibilidade de realização do rodeio, pois a pandemia teve grande aceleração e causou muitas vítimas entre os meses de março e junho. Devido à redução nos casos da doença pela maior cobertura vacinal na segunda metade de 2021, houve o reagendamento da festa. Porém, o recrudescimento da pandemia levou ao novo cancelamento.

Compartilhe

Deixe um comentário