Prefeitura comemora o Dia da Água em Palmital
Compartilhe

 

A Prefeitura de Palmital, por meio das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Educação, realizou na manhã desta sexta-feira (22/03) um evento em comemoração ao Dia Mundial da Água. A atividade foi realizada no auditório do Centro Cultural e teve como público-alvo alunos do ensino fundamental das escolas Elizabete Soares Garcia, Horácio da Silva Leite, Maria Eulália Vieira Scalla e Zezé Leão.

 

A comemoração contou com a presença do prefeito José Roberto Ronqui, dos secretários de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Kirnew, de Finanças, Luiz Carlos Tozzi, e de Assistência Social, Cláudia Cruz Paulino, além do diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) José Pereira da Silva, da supervisora de ensino Rose Venâncio, do pastor Hélio Varella Júnior e do padre Antônio Borecki.

Pedro Kirnew apresentou os objetivos do encontro e destacou a importância da água para as futuras gerações, bem como enfatizou a necessidade de combater poluição e fazer o uso consciente. Ronqui disse que a água é a fonte da vida e afirmou que Palmital é um município privilegiado de recursos hídricos, lembrando que os palmitalense contam com o rio Paranapanema e um manancial que garante o abastecimento de água de qualidade para a cidade. Porém, o prefeito destacou a conscientização das pessoas para a manutenção do equilíbrio ambiental.

A professora Luciana Maniezzi apresentou o curso de teatro desenvolvido em projeto da Secretaria de Educação e Cultura, levando uma mensagem motivacional às crianças. A educadora incentivou os alunos às boas ações por meio do trabalho do fotógrafo e escritor japonês Masaru Emoto, que executou experiências com cristais de águas congelados que tiveram a estrutura molecular reordenada quando foram submetidos a musica, pensamento espiritual e palavras positivas. Também destacou que o mesmo cuidado deve ser adotado para com os recursos naturais.

Em seguida, o pastor Hélio falou sobre a responsabilidade das pessoas para com o meio ambiente e destacou que todos têm a obrigação de preservar a água, pois há um risco iminente de que metade da população do planeta não tenha os recursos hídricos disponíveis até 2030. Ele também conduziu uma oração com os presentes.

Padre Antônio falou com as crianças para explicar que a água é a fonte da vida e pediu para que todos façam o uso racional. O pároco da Paróquia de São Sebastião também conduziu oração e fez bênção a copos de água que foram distribuídos aos participantes. Ao final, houve o canto da música “Água” sob o comando do professor Eder Godoi.

 

CONFIRA MAIS FOTOS DO EVENTO

 

Compartilhe

Deixe uma resposta