As administrações municipais trabalham muito para desenvolver ações que garantam a prestação de serviços que proporcionam qualidade de vida para a população, além de desenvolver projetos em datas comemorativas voltadas ao lazer dos moradores. Porém, em determinados momentos, as condições financeiras obrigam medidas de contingenciamento que implicam no cancelamento de eventos para manter o atendimento básico de qualidade.
Um exemplo foi o anúncio da Prefeitura de Ibirarema, por meio de nota divulgada em rede social no início da tarde desta quinta-feira (07/11), da suspensão da programação de aniversário do município, que comemora 80 anos de emancipação em 30 de novembro, e do projeto Terra do Natal, que nos últimos anos promoveu a decoração na praça Francisco Duarte e em outros pontos da cidade, além de realização de eventos artísticos durante o mês de dezembro.
De acordo com a nota, publicada no Facebook, a medida se justifica pelas dificuldades financeiras enfrentadas pela Prefeitura de Ibirarema, em situação comum a outros municípios do país que estão sofrendo com a queda na arrecadação e a elevação dos custos de operação. O comprometimento das finanças, de acordo com a municipalidade, fez com que a administração suspendesse as despesas extras com a realização dos eventos e possibilita o direcionamento dos recursos para o cumprimento dos compromissos essências. Com isto, segundo a Prefeitura, fica garantida a manutenção dos serviços públicos de qualidade e o atendimento às necessidades básicas da população. Contudo, destacou a municipalidade, está prevista a realização de cívico no dia 30 de novembro para marcar a celebração do 80º aniversário do município, seguido da distribuição de bolo comemorativo. O Fundo Social também manterá a campanha de entrega de presentes às crianças de Ibirarema, que será realizada diretamente nas escolas da cidade durante as comemorações do Natal.