A Prefeitura de Palmital iniciou nesta semana a consulta pública para ouvir a população sobre as prioridades que devem orientar os investimentos do município nos próximos anos. A ação de governo participativo tem como objetivo incluir os moradores do município no processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2026, que deverão ser encaminhados pelo prefeito Luis Gustavo para apreciação da Câmara Municipal.
De acordo com a Prefeitura, os moradores de Palmital podem participar por meio de formulário online, disponível até 12 de setembro de 2025. O serviço pode ser acessado pelo link http://www.bit.ly/PPAPalmital. Os munícipes poderão indicar as áreas que consideram mais importantes, avaliar os serviços públicos e sugerir obras, projetos ou ações que gostariam de ver realizadas.
Além da versão digital, a Prefeitura também instalou urnas em órgãos públicos para que os usuários dos serviços da Prefeitura possam participar presencialmente e, de forma acessível, deixar suas contribuições. “O PPA é o instrumento de planejamento de médio prazo que orienta as ações do governo municipal durante quatro anos. Já a LDO define as prioridades e metas para o orçamento do ano seguinte”, diz trecho de nota da Prefeitura.
De acordo com a Prefeitura, a participação popular garante mais transparência e fortalece a gestão democrática em Palmital. “A consulta está aberta a todos os cidadãos palmitalenses e também contempla representantes de entidades, associações, instituições de ensino, comércio, agricultura e demais setores da sociedade civil organizada”, finalizou o texto enviado pela administração municipal.