Compartilhe

A Prefeitura de Palmital está realizando um mutirão de cirurgias oftalmológicas. A iniciativa faz parte do programa Fila Zero que foi lançado pelo prefeito Luis Gustavo Mendes Moraes em agosto do ano passado, com o objetivo de atender a demanda reprimida por atendimento e acabar com a fila de espera por exames, consultas e cirurgias eletivas no município.

Segundo a Secretaria de Saúde, o mutirão está atendendo pacientes que aguardavam desde 2016 na fila por cirurgias oftalmológicas. Atualmente, conforme o órgão municipal, há 300 pessoas esperando procedimentos para a catarata e 132 para o pterígio. As duas doenças prejudicam a qualidade de vida, dificultando tarefas simples do dia a dia devido à perda parcial da visão.

Desde a semana passada, conforme a Prefeitura, as equipes de saúde entraram em contato com 200 pessoas que serão beneficiadas no atual mutirão. Os pacientes passaram neste sábado (19/02) por uma avaliação médica. Em 5 de março serão realizados 50 procedimentos de pterígio. As 150 cirurgias de catarata ocorrem entre 18 e 20 de março. Também são oferecidos transporte, medicamentos e atendimento pós-operatório.

“Com esta iniciativa, muitos palmitalenses terão a oportunidade de voltar a enxergar normalmente e retomar à sua rotina com muito mais qualidade de vida”, destacou Luis Gustavo. Uma nova etapa de procedimentos, segundo o prefeito, está prevista para ocorrer a entre abril e maio, para atender aos 232 pacientes que ainda aguardam na lista de espera.

Luis Gustavo informou que todas as cirurgias são gratuitas e ocorrerão na Santa Casa de Misericórdia de Palmital. “Através do Fila Zero, a Secretaria de Saúde já promoveu mais de quatro mil procedimentos que incluem exames, avaliações, consultas e cirurgias. Uma das conquistas foi zerar a fila de espera por consultas dermatológicas e procedimentos cirúrgicos mais simples”, comemorou o prefeito.

Compartilhe

Deixe um comentário