Prefeitura de Palmital orienta que postulantes ao magistério municipal prestem Prova Nacional Docente

Por meio de comunicado emitido na sexta-feira o Departamento de Educação da Prefeitura de Palmital orientou que professores prestem a primeira edição da PND – Prova Nacional Docente -, promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e aplicada pelo Inep. A medida se deve ao fato do município ter aderido ao projeto que permite a utilização do exame como meio de seleção para os quadros do magistério municipal.

O Departamento de Educação e Cultura de Palmital informa que as inscrições para a PND estão abertas até às 23h59 de sexta-feira, 25 de julho, no site www.pnd.inep.gov.br. Os docentes terão de pagar taxa de inscrição de R$ 85,00 até 31 de julho. Estudantes concluintes de licenciaturas que prestarão o Enade em 2025 estão isentos, assim como inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea,

O PND servirá para a formação do registro nacional de professores qualificados, com validade de até três anos, e serve como critério de seleção vantajoso para concursos públicos e processos seletivos em redes públicas que aderiram ao sistema. O programa tem como objetivo promover a qualidade da formação docente, fortalecendo o acesso e a atuação de profissionais comprometidos na educação básica.

A prova em âmbito nacional será aplicada no dia 26 de outubro, com horários e locais a serem divulgados pelo Inep. No site de inscrição, os candidatos poderão ter acesso ao conteúdo programático da avaliação em cada área. De acordo com o Departamento de Educação de Palmital, a avaliação estimula “o fortalecimento da educação pública em nosso município”.

A participação é voluntária e tem como objetivo compor um cadastro nacional de profissionais da educação, mas a contratação de professores continuará sendo de responsabilidade de cada rede de ensino, conforme seus próprios critérios e legislações”, diz nota assinada por Márcia Descrove, diretora de Educação. “Lembramos que a Prova Nacional Docente, promovida pelo Ministério da Educação, não substitui os processos seletivos ou concursos realizados pelos municípios”, finalizou o texto.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.