Prefeitura de Pirajuí confirma primeiro caso de coronavírus no município

A prefeitura de Pirajuí confirmou na segunda-feira (30/03) o primeiro caso positivo de coronavírus na cidade. O caso ainda não foi contabilizado pela Secretaria estadual de Saúde e pelo Ministério da Saúde. Trata-se de um homem de 49 anos que, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, voltou de um cruzeiro pelo Brasil.

 

Ele segue internado em um hospital particular em Bauru e o estado de saúde não foi divulgado. A esposa dele também está em isolamento.

 

CASO CONFIRMADO EM BAURU

O prefeito de Bauru (SP), Clodoaldo Gazzetta, divulgou também nesta segunda-feira (30) os primeiros casos confirmados de coronavírus no município. O primeiro deles foi confirmado logo pela manhã através de uma live no Facebook.

 

Segundo o prefeito, o caso foi confirmado por um laboratório particular já credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz e repassado para a Secretaria de Saúde e comitê gestor de enfrentamento ao coronavírus da cidade. Trata-se de um homem de 51 anos, que apresentou sintomas de Covid-19 no último dia 20.

 

Ainda de acordo com a prefeitura, o paciente é diabético, hipertenso e possui doença cardiovascular crônica. Ele apresentou histórico de viagem para São Paulo nos últimos 14 dias e segue internado em estado grave em um hospital particular de Bauru.

 

Na live, Gazzetta reafirmou o compromisso do município para combater o coronavírus e pediu para que as pessoas permaneçam em isolamento social.

 

O segundo caso foi confirmado no fim da tarde. É um homem de 31 anos, que teve o teste coletado em exames pré-operatórios no dia 12 de março na cidade de São Paulo. O paciente está na residência e não apresentou sintomas graves, apenas síndrome gripal e está fora do período de transmissão.

 

De acordo com a prefeitura, a amostra foi processada em laboratório particular, previamente credenciado pelo Instituto Adolfo Lutz São Paulo. Este caso caracteriza transmissão comunitária.

 

OUTROS CASOS NO CENTRO-OESTE PAULISTA

Além dos casos confirmados em Bauru, a Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista recebeu no final da tarde de domingo (29/03) a confirmação laboratorial do primeiro caso positivo de coronavírus na cidade.

 

O paciente é do sexo masculino, tem 49 anos e segue internado no Hospital Nossa Senhora da Piedade. A prefeitura já encaminhou a notificação para o Ministério da Saúde, com isso, é o primeiro caso oficialmente confirmado no centro-oeste paulista.

 

Outros dois casos também testaram positivo em Botucatu e Bariri, no entanto, as prefeituras dessas cidades aguardam resultado de contraprova do Instituto Adolfo Lutz.

 

Em Botucatu, uma idosa de 60 anos testou positivo para a doença, com teste feito no hemocentro do Hospital das Clínicas. (Confira na reportagem abaixo).

 

Já em Bariri, o caso é de um homem de 37 anos que foi transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Estadual de Bauru. O diagnóstico foi feito através de exame feito em laboratório particular cujo resultado positivo saiu na manhã de sexta-feira (27/03).

Fonte: G1

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.