Prefeitura faz treinamento para atendimento de emergência em Palmital – Confira fotos
Compartilhe

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Palmital realizou na tarde desta quarta-feira (26/06) um treinamento sobre urgência e emergência no Centro Cultural Antônio Sylvio Cunha Bueno, no Jardim das Flores. O evento foi direcionado aos motoristas de ambulâncias municipais e equipes de enfermagem de unidades básicas, incluindo ESF e Centro de Saúde, tendo como tema “Suporte Básico de Vida”. O objetivo foi preparar os profissionais para a realização dos procedimentos corretos que possibilitarão salvar vidas de vítimas de acidentes e de emergências médicas.

 

O evento foi aberto pela secretária de Saúde Daniele Andrade dos Santos, que destacou a oportunidade de melhorar a qualificação das equipes que atuam no setor de atenção básica aos pacientes, possibilitando que eles estejam mais bem preparados para agir com eficiência no atendimento aos pacientes. Ela destacou que o treinamento tem o objetivo de auxiliar na preparação de profissionais que estarão em Florínea na sexta-feira para participar da segunda edição do simulado de acidente que será realizado pelo Corpo de Bombeiros.

 

Daniele fez a exibição de um vídeo mostrando a primeira edição do evento, no ano passado, quando houve a simulação do atendimento de emergência às vítimas de um acidente de trânsito de grandes proporções com o envolvimento dos Bombeiros e de equipes de municipais. A secretária destacou ainda que pretende incrementar a preparação das equipes e fazer parcerias para realizar um evento similar em Palmital, com foro no atendimento a vítimas de explosões em destilarias e usinas do setor sucroalcooleiro.

 

Em seguida, o clínico-geral Eduardo Barhum Badin, que é especialista em emergência e atua em unidades de pronto-atendimento na região, fez palestra sobre “Suporte Básico de Vida”, que incluiu conceitos para identificação de fatores que levam às paradas cardiorrespiratórias, procedimentos de socorro e manobras de reanimação. O médico destacou que quanto mais rápido e com qualidade ocorre o atendimento, com os corretos procedimentos no ambiente extra-hospitalar, maiores são as chances de sobrevida aos pacientes. As atividades foram concluídas com atividade prática de reanimação, que foram acompanhadas pelo prefeito José Roberto Ronqui.

 

SIMULADO

O 2º Simulado de Acidente de Trânsito será realizado em conjunto pelas unidades do Corpo de Bombeiros de Assis e Cândido Mota e a Prefeitura de Florínea, reproduzindo as consequências do choque entre dois ônibus e um total de 50 vítimas, que estarão devidamente maquiadas e preparadas para conferir maior realidade ao treinamento. A equipe de socorro terá participação de profissionais e viaturas de 12 municípios da região, incluindo Palmital. Também serão mobilizadas equipes de emergência da concessionária Entrevias e de uma empresa de UTI móvel. Haverá ainda ampla cobertura da imprensa regional.

CONFIRA IMAGENS DO EVENTO

 

 

Compartilhe

Deixe uma resposta