Prefeitura inaugura nova base do Samu em Palmital
Compartilhe

A Prefeitura de Palmital realizou na manhã desta quarta-feira (21/08) a entrega da nova base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que foi instalada no início da rua Moisés Guglielmetti, entre a fábrica da Conquista e o monumento de Nossa Senhora Aparecida. A unidade de suporte básico foi instalada em imóvel cedido pelo município para manter o programa de atendimento de emergências que funciona em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Vale Paranapanema (Civap).

O evento contou com a presença do prefeito José Roberto Ronqui, acompanhado da secretária de Saúde Daniele Andrade dos Santos e de integrantes da equipe de governo. O Civap foi representado pela coordenadora regional do Samu Daniela Batista. Além dos socorristas da base de Palmital, que conta com motoristas e técnicos em enfermagem, estiveram presentes o presidente da Câmara Francisco de Souza, o Caninha, o vereador Homerinho e o padre Otávio Peres, que fez bênção às instalações e aos profissionais socorristas.

A base de suporte básico de Palmital foi instalada em julho de 2014, por meio da parceria com o Civap. O Samu regional conta com uma rede de mais de doze municípios atendidos por equipes treinadas e qualificadas para prestar atendimento de emergência pré-hospitalar no menor tempo possível, encaminhando-as até unidades médicas, salvando vidas e diminuindo sequelas.

 

O sistema conta com bases descentralizadas em Palmital, Paraguaçu Paulista e Tarumã que possuem veículos de suporte básico e fazem inicialmente a transferência de pacientes aos prontos-socorros municipais. Em casos de gravidade, há a transferência em ambulância com suporte avançado à vida para o Núcleo de Atendimento Referenciado (NAR) no Hospital Regional de Assis, para atendimento da alta complexidade. O telefone do serviço, que atende 24 horas durante os sete dias da semana, é o 192.

Compartilhe

Deixe uma resposta