Compartilhe
Unidade administrada pela Secretaria da Saúde mantém amplo estoque e oferece medicamentos além dos obrigatório para atender todas as necessidades dos pacientes
Unidade conta com o técnico em farmácia Eduardo Verza e o estagiário Murilo Barreto

A Prefeitura de Platina conta com um sistema diferenciado de assistência farmacêutica para atender todas as necessidades dos pacientes que utilizam a rede pública de saúde. O serviço, desenvolvido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura, é garantido à população com uma completa variedade de fármacos. A farmácia municipal possui atualmente cerca de 500 itens diferentes e deve ampliar ainda mais as opões com um novo pregão a ser realizado pela municipalidade, possibilitando que o número chegue a 900 tipos de medicamentos à disposição da população.

A variedade é garantida por um sistema de aquisição pelo próprio município quando há atraso dos medicamentos fornecidos pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, atrasos só ocorrem quando há ausência de matéria-prima nos laboratórios, tornando impossível a disponibilidade no mercado. Com o programa farmacêutico, Platina se tornou referência na região, pois é um dos poucos municípios que possuem uma grade de medicamentos tão extensa e completa para atender sua população.

A Secretária da Saúde Helenice do Carmo Oliveira destacou o trabalho realizado com apoio do prefeito Wagner Roberto de Lima, o Vagão, e do vice Abel Alves da Silva, que não medem esforços para viabilizar as condições necessárias para o pleno atendimento da população. Segundo ela, o serviço atende até mesmo os pacientes que necessitam de medicamentos que não constam na grade padrão da farmácia. Os casos são analisados pela Secretaria de Assistência Social antes da aquisição, para comprovar que os beneficiários não possuem condições de adquiri-los.

O trabalho também tem reconhecimento de entidades de classe na área da saúde. Recentemente, uma equipe do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (Coren/SP) esteve na unidade e demonstrou satisfação e surpresa com a estrutura e a variedade de medicamentos oferecida. Helenice enfatizou que os medicamentos disponíveis à população estão além daqueles obrigatórios. “Desta forma, possibilitamos aos cidadãos platinenses uma completa assistência, desde o atendimento médico e odontológico até a distribuição de medicamentos”, finalizou a secretária.

Compartilhe

Deixe uma resposta