Para contribuir na luta contra o coronavírus, a Prefeitura de Palmital está adotando diversas medidas que têm o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas e reduzir o risco de transmissão da doença. Algumas regras foram estabelecidas por meio do Decreto Nº 4.564, baixado pelo prefeito José Roberto Ronqui na sexta-feira (20/03) e publicado no Semanário Oficial do Município, com ações temporárias e emergenciais na administração pública e no setor privado.
No decreto, a Prefeitura orientou para a suspensão das atividades em academias, bares, conveniências, restaurantes, permitindo apenas retirada ou entrega em domicílio (delivery). O prefeito também recomendou a limitação do acesso de pessoas aos velórios, para 20% da capacidade máxima prevista no alvará de funcionamento, dando preferências a familiares e amigos próximos dos falecidos. Há ainda a sugestão para a diminuição do tempo de duração dos funerais, a fim de evitar o contato próximo e a aglomeração de pessoas.
OUTRAS MEDIDAS
O prefeito estabeleceu a redução do horário de atendimento ao público em órgãos municipais em todos os setores administrativos, que atenderão das 9 às 11 horas, sem diminuição da carga dos servidores. As unidades de saúde continuam com expediente normal.
O decreto estabeleceu a antecipação dos recessos (abril e outubro) e das férias escolares (julho) do magistério e dos auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs) nas escolas municipais e creches. Os demais servidores da Educação manterão experiente nas unidades. Houve também a suspensão do transporte escolar e da produção da merenda.
A Prefeitura está dispensando os servidores que se enquadram o grupo de maior risco ao covid-19, como idosos, diabéticos, hipertensos crônicos e pacientes cardíacos, gestantes, portadores de doenças renais crônicas ou doença respiratória crônica. Os funcionários poderão, se possível, executar suas atividades por meio remoto mediante supervisão da chefia imediata.