Prefeitura reforça ações de prevenção à dengue em Palmital

Mesmo sem casos recentes da doença, Secretaria de Saúde faz trabalho educativo para incentivar população a combater focos do mosquito transmissor

 

A Prefeitura está realizando ações preventivas de combate ao mosquito Aedes aegypti durante o período de inverno como forma de evitar a proliferação da dengue em Palmital. As atividades, coordenadas por órgãos vinculados à Secretaria de Saúde, incluem a identificação de criadouros do mosquito e, por meio de ações educativas, o reforço junto à população da importância da prevenção à proliferação do inseto transmissor para evitar novos casos da doença.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), Palmital registrou este ano 211 notificações, com a confirmação de 48 casos. O último paciente vítima da dengue foi diagnosticado em 17 de julho, indicando que o município está há um mês sem ocorrência da doença e sem casos sob investigação. Mesmo assim, a Secretaria de Saúde mantém a rotina das medidas preventivas com visitas domiciliares da equipe de Controle de Endemias para vistorias em residências, prédios comerciais e outros imóveis.

Durante a visita, os agentes de vetores fazem orientações para o combate aos focos do mosquito mesmo no período do inverno, que neste ano está extremamente seco. A Secretaria de Saúde, com o intuito de evitar a transmissão da doença, também seguindo a lei municipal que prevê ações para prevenção da doença, está notificando proprietários de terrenos com sujeira ou mato, para que façam a limpeza sob risco de multa.

Outra frente de ação é o trabalho educativo desenvolvido pelos agentes de controle de vetores para orientar estudantes e entidades a atuar para a prevenção da doença levando informações a suas famílias e grupos de amigos. Nesta semana, integrantes da equipe ministraram palestras na escola técnica Mário Antônio Verza e na escola estadual Oswaldo Moreira da Silva.

A Prefeitura também inicia na próxima semana mais uma edição do Mutirão da Limpeza, cujo objetivo é retirar recipientes que possam acumular água, móveis, aparelhos inservíveis e entulho acumulados nos quintais e terrenos. O trabalho começa na próxima sexta-feira na área central da cidade, na região do bairro São José e no Jardim das Flores. A partir de 30 de agosto, a coleta será no bairro Paraná.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.