Dois motoristas de carretas com dimensões excedentes, pois carregavam tratores, foram detidos na manhã desta segunda-feira (14/08) em Marília quando passavam pelo km 259 da BR-153. Ambos estavam alcoolizados e já haviam provocado incidentes durante a madrugada no estacionamento de um posto de combustíveis.
A PRF foi acionada às três horas da madrugada para averiguar uma confusão entre motoristas dentro de um posto de combustíveis. Apesar de visivelmente alcoolizados, eles não estavam em condição de infração por estarem estacionados em lugar regular.
Por volta das 8h, os mesmos motoristas foram avistados na rodovia e foram abordados para averiguação de sua condição de condução segura. Ainda com sinais de embriaguez, eles se recusaram a fazer o teste de bafômetro.
No entanto, as autuações foram feitas pelos PRFs e os veículos retidos até a apresentação de condutor em condição de continuar viagem. Os caminhões que eles conduziam exigem curso especial registrado na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devido às dimensões maiores que as normais – no caso, tinham de 25 metros de comprimento a três de largura.
A multa por embriaguez ao volante está prevista no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Ela é gravíssima, gera 7 pontos na carteira de habilitação, e seu valor é de R$ 2.934,70, mesmo quando o motorista se recusa a soprar o bafômetro.
Fonte: Passando a Régua, com informações da PRF