Primeira grande massa de ar frio é monitorada e deve chegar na próxima semana

Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) um sistema de baixa pressão em atuação no norte da Argentina e a atuação de um sistema frontal no leste do Rio Grande do Sul influenciam e aumentam as chances de chuvas nos próximos dias. 

O modelo Cosmo do Inmet, indica que os maiores volumes de chuvas devem acontecer no centro-sul do Rio Grande do Sul, podendo ser registradas precipitações acima de 90 mm em algumas regiões. As chuvas devem continuar acontecendo no sábado e com previsão de volumes mais expressivos para o norte do Rio Grande do Sul – entre 20 e 40 mm.

Também no sábado (13), os sistemas devem ganhar força e avançar mais ao norte, levando condição de chuvas também para Santa Catarina e Paraná. Os volumes, no entanto, devem ser mais baixos quando comparado com o RS.

Segundo Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, a partir de sábado (13) o frio chega com mais intensidade pelo sul do país. Destaca ainda que no domingo (14), o declínio da temperatura prevista para Santa Catarina e parte do Paraná. 

O modelo indica que a massa de ar frio deve avançar de maneira rápida, mas sem força para seguir até o norte do país. As geadas são esperadas para as regiões serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com intensidade fraca. 

Francisco trouxe ainda que o Inverno tem início no próximo dia 20 de junho e deve seguir úmido na região Sul do país. Os modelos indicam ainda que o frio mais intenso deve acontecer a partir do dia 25 de junho e já está sendo monitorado pelo Inmet. Os modelos de previsão estendida para o período entre 20 e 28 de junho, continuam indicando chuvas expressivas para o Rio Grande do Sul, com até 100 mm. 

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.