Primeira onda de frio do outono de 2024 já tem data para chegar

Foto: divulgação/Incaper

A primeira frente fria realmente intensa, que fará as temperaturas caírem em todo o centro-sul do Brasil, deve ocorrer na segunda semana de abril, segundo informa o site tempo.com. Por volta do dia 8, previsões indicam que a pressão começará a se aprofundar entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, causando tempestades severas.

Previsão de pressão, precipitação e nebulosidade no dia 13 de abril mostram um ciclone profundo no Atlântico Sul e uma frente fria intensa avançando pelo Brasil (Imagem: tempo.com)

Essa baixa pressão continuará se aprofundando e configurará um ciclone por volta do dia 10 de abril. O sistema formará uma frente fria muito intensa que empurrará uma massa de ar frio para dentro do país. Tanto essa frente quanto a massa de ar frio podem acabar avançando tanto que causarão uma friagem pronunciada que será sentida no Norte e no Nordeste, explica o site de meteorologia.

Friagens acontecem quando uma frente fria avança até a região Norte do país, ocasionando quedas pouco usuais da temperatura nessas regiões e mínimas que podem ficar abaixo dos 18°C.
Durante o dia 11 de abril, o frio será sentido já nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Por volta do dia 12 de abril, as quedas de temperaturas também serão sentidas em parte do Norte e do Nordeste, o que sinaliza a possibilidade da primeira friagem do ano.

Previsão de temperaturas para o dia 14 de Abril indica que as mínimas ficam abaixo dos 10 graus em diversas regiões do Sul e do Sudeste (sinalizado pelas cores verdes no mapa) (Imagem: tempo.com)

Por volta do dia 14 de Abril, as temperaturas podem cair bastante no Sul e no Sudeste. Serão registradas mínimas abaixo dos 10°C em ambas as regiões, e algumas rodadas de modelos estão indicando temperaturas abaixo dos 4°C na região da Serra Catarinense, sinalizando que podem haver condições também para formação da primeira geada do ano, embora a probabilidade ainda seja baixa.

Em resumo, a partir do dia 11 de abril, o avanço de uma intensa massa de ar frio pode fazer as temperaturas caírem de maneira pronunciada em praticamente todo o Brasil. Além da possibilidade de friagem no Norte e no Nordeste, existe uma chance de geadas na serra catarinense e gaúcha por volta do dia 14.
Vale a pena notar, no entanto, que previsões do tempo para períodos acima de uma semana de antecedência possuem acurácia menor. As datas de formação do ciclone e da frente fria podem variar para mais ou para menos, assim como sua intensidade.

Fonte: Conexão Safra

Leia mais em: https://conexaosafra.com/previsao-tempo/primeira-onda-de-frio-do-outono-de-2024-ja-tem-data-para-chegar/

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.