Primeira vacinada contra Covid em Marília ficou isolada dos pais idosos

A técnica de enfermagem Francine Rita de Cássia Domingues Viana recebe a primeira dose em Marília: "Alegre e confiante no futuro" — Foto: Michelle Machado/TV TEM
Published: Last Updated on

A primeira a receber a vacina contra a Covid-19 no Hospital das Clínicas de Marília (SP) foi a técnica de enfermagem Francine Rita de Cássia Domingues Viana, de 32 anos.

Na linha de frente do combate à doença, a profissional teve que se isolar dentro de casa para não transmitir o vírus aos pais idosos.

Francine contou que chegou a contrair Covid-19 em dezembro e ficou no seu quarto, utilizando materiais descartáveis e sem nenhum contato com a família.

Ela recebeu a primeira dose da CoronaVac nesta terça-feira (19) e comemorou a imunização.

“Graças a Deus e aos cuidados necessários, meus familiares ficaram bem e não tiveram a doença. Continuo na linha de frente com orgulho e recebo a notícia da vacina com muita alegria. Ontem pela primeira vez em dias, estava alegre, confiante e acreditando no futuro e em dias melhores para a saúde no Brasil.”

Vacinas chegam no Hospital das Clínicas em Marília  — Foto: TV TEM/ Reprodução
Vacinas chegam no Hospital das Clínicas em Marília — Foto: TV TEM/ Reprodução

O HC de Marília foi o segundo hospital do centro-oeste paulista a começar a vacinação contra a Covid. A unidade recebeu 2.680 doses da CoronaVac na noite desta segunda-feira (18), horas depois de Botucatu, que também já iniciou a imunização dos profissionais de saúde.

A cerimônia no HC de Marília, que pretende vacinar 1.340 funcionários com a primeira remessa dos imunizantes do Instituto Butantan, contou com a presença do governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

O programa de imunização com a CoronaVac em Marília começou dois dias depois que a prefeitura publicou um decreto com as regras da fase vermelha do Plano São Paulo, a mais restritiva. Nesta terça-feira (19), os leitos de UTI na rede pública estavam com 100% de ocupação.

Funcionários do HC de Marília se preparam para receber vacina contra a Covid — Foto: TV TEM/Reprodução
Funcionários do HC de Marília se preparam para receber vacina contra a Covid — Foto: TV TEM/Reprodução

A prefeitura de Marília informou que montou um plano municipal de imunização contra a Covid. O primeiro grupo vacinado será composto por profissionais de saúde e idosos acima dos 75 anos.

Depois será a vez das pessoas acima dos 60 anos. O terceiro grupo será de pessoas com comorbidades, e o quarto formado por professores, agentes de segurança e membros do sistema prisional.

Primeira vacinada no centro-oeste paulista

Técnica de enfermagem que perdeu marido pela Covid é a primeira vacinada do centro-oeste paulista — Foto: Pedro Zacchi/TV TEM
Técnica de enfermagem que perdeu marido pela Covid é a primeira vacinada do centro-oeste paulista — Foto: Pedro Zacchi/TV TEM

Botucatu foi a primeira cidade da região a receber as doses da vacina. As 4,4 mil doses da Coronavac chegaram na cidade por volta das 16h50. A técnica de enfermagem Jacilene Rosa de Lima Almeida, de 40 anos, foi a primeira pessoa do centro-oeste paulista a receber em solo brasileiro a dose inicial da vacina contra a Covid-19.

Ela se emocionou ao se lembrar do marido, que morreu por complicações da Covid-19. “Estou emocionada por ser a primeira a receber essa vacina porque estamos em uma guerra na qual a gente se perguntava quando ia acabar. Confesso que estou com meu coração muito emocionado pelo fato de que nesta terça-feira faz 6 meses que perdi meu esposo de 43 anos para doença. Tenho dois filhos que me dão grande força, mas eu agradeço a equipe do HC.”

Lote de vacina CoronaVac chega ao Hospital das Clínicas de Botucatu — Foto: Pedro Zacchi/TV TEM
Lote de vacina CoronaVac chega ao Hospital das Clínicas de Botucatu — Foto: Pedro Zacchi/TV TEM

A aplicação aconteceu durante solenidade realizada nesta segunda-feira no Hospital das Clínicas, que assim como o HC de Marília faz parte das seis unidades de saúde que foram listadas para receber as vacinas no estado de São Paulo no primeiro dia do programa.

Segundo o HC, 120 dos 2,2 mil funcionários do hospital foram vacinados no primeiro dia. Nesta terça-feira (19), a vacinação continua e a expectativa é que as aplicações sejam realizadas até as 21h para vacinar o maior número de pessoas possível.

Fonte: G1

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

QUAL O MELHOR PRESENTE PARA PALMITAL NO ANIVERSÁRIO DE 103 ANOS?

Esta votação foi encerrada (since 7 meses).

VOTE NA ENQUETE ABAIXO - ESCOLHA APENAS UMA OPÇÃO

Melhoria na Saúde
35.06%
Melhoria na Segurança
14.34%
Melhoria no Horto Florestal
13.15%
Melhoria do Povo
11.95%
Melhoria na Educação
8.76%
Melhoria nas Estradas Rurais
6.77%
Melhoria na Arborização
3.98%
Melhoria na habitação
3.98%
Melhoria na Assistência Social
1.99%

Foto do Leitor

Envie sua Imagem de fato positivo ou negativo

HORÁRIOS DE ÔNIBUS

Clique na Imagem e Acesse os Horários

TV JC

Temas

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.