O Procon-SP notificou o WhatsApp por conta do apagão registrado pelo serviço durante quase 6 horas na última segunda-feira (04/10). A falha também impediu acesso ao Facebook e ao Instagram.
A notificação questiona os motivos que levaram à queda do WhatsApp. Ao informar sobre a decisão, o diretor do Procon-SP, Fernando Capez, apontou que muitas pessoas sofreram prejuízos por conta da queda do aplicativo.
“Somente em caso fortuito externo, que é um terremoto ou um evento muito forte, poderá isentar o WhatsApp de responsabilidade”, disse Capez.
“Falhas internas não eximem a responsabilidade da prestadora de serviço”, continuou. “O consumidor que se sentir prejudicado com a queda do sinal deverá aguardar as informações prestadas pelo WhatsApp ao Procon”, continuou.
Procurado pelo g1, o WhatsApp afirmou que ainda não teve acesso à notificação.
“O WhatsApp reconhece a importância do seu papel e a confiança depositada por empresas e pessoas no aplicativo. A empresa trabalhou com afinco para restaurar o serviço o mais rápido possível, o que aconteceu no mesmo dia. O WhatsApp ainda não recebeu uma notificação formal do Procon-SP, mas permanece à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos necessários.”
Após o contato, a empresa deverá responder aos questionamentos. Se o Procon-SP não considerar que os esclarecimentos foram satisfatórios, pode ser aberto um processo e existe a possibilidade de multa. Foi assim com a Apple, que foi multada em R$ 10 milhões em março passado, pela venda de iPhones sem carregador, o que o Procon considerou uma prática abusiva.
PANE NO FACEBOOK
A empresa afirmou na noite de segunda-feira que o problema foi causado por um defeito durante a alteração em suas configurações.
“Queremos esclarecer que acreditamos que a causa da queda foi uma mudança de configuração”, disse a companhia.
Telegram registra mais de 70 milhões de usuários novos durante pane do WhatsApp
Como funcionam as alternativas SMS, Telegram, Signal, Twitter e Discord
A falha estava nos roteadores de backbone, uma espécie de espinha dorsal de um sistema – entenda como ocorreu a pane. Em seu comunicado, o Facebook pediu desculpas aos usuários pelo apagão.
“A todas as pessoas e empresas que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de nossas plataformas”.
Fonte: G1