O professor de educação física Victor Wilson Damaceno Coutinho, de 32 anos, concluiu na semana passada o curso para a obtenção da licença A de treinador junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entidade máxima da modalidade no país.
Filho de Sônia Regina Damaceno Coutinho, já falecida, e de Pedro Benedito Coutinho, Victor é formado em educação física pelo Ieda de Assis e pela Unimar de Marília, com atuação como professor do projeto Tobias de Aguiar, onde trabalha há 9 anos, e professor eventual na rede estadual de ensino. Ele também mantém uma escola de formação e treinamento de atletas de futebol no estádio do PAC, além de ministrar aulas particulares. Com essa conquista, Victor se tornou o primeiro palmitalense técnico de futebol com formação na CBF.
Em 2022, Victor concluiu o curso de qualificação oferecido pela CBF Academy, que tem atuação internacional, e obteve a licença C, que o habilitou para o trabalho com categorias de formação de atletas de 7 a 13 anos. Em 2023, no mermo programa da entidade, obteve a licença B de treinador de futebol, que o qualificou a atuar profissionalmente em categorias de base entre as categorias sub-13 e sub-17.
Neste ano de 2024, o palmitalense teve o currículo aprovado pela CBF e foi um dos 50 selecionados na temporada para a obtenção da licença A, que possibilita trabalhar como técnico nas categorias sub-18 e sub-23 e ser profissional em todas as divisões do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. As atividades do curso foram iniciadas no segundo semestre e ocorreram inicialmente na modalidade online.
No início de dezembro, Victor chegou à Granja Comary, no Centro de Excelência do Futebol Brasileiro, mantido pala CBF, em Teresópolis (RJ), para o curso presencial. As atividades encerradas na semana passada contaram com a participação de treinadores que atuam no Catar, Arábia Saudita, Portugal, Estados Unidos e em grandes e pequenos clubes do Brasil.
Victor destacou a importância da participação nas atividades da CBF Academy e a satisfação pela conquista de novos conhecimentos que podem ser compartilhados na formação de atletas em Palmital. “O curso foi incrível, com uma abordagem única de conhecimento. É a realização de um sonho na área de qualquer profissional do futebol, tanto pelo local quanto pela estrutura e qualidade do conhecimento fornecido na realização das atividades”, destacou o professor.