Projeto de telemedicina moderniza o atendimento na saúde de Palmital

A Prefeitura de Palmital está modernizando diversos serviços públicos com o objetivo de aprimorar o atendimento prestado à população. Uma das novidades implantadas pela administração do prefeito Luis Gustavo Mendes Moraes é o projeto de telemedicina desenvolvido pelo Departamento de Saúde, que tem o objetivo de ampliar e agilizar o acesso nos atendimentos em especialidades médicas, sem a necessidade de deslocamento do paciente para outras cidades.

A iniciativa é exemplo do uso da tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas e garantir o acesso à saúde de forma mais democrática. Por meio do projeto, o médico especialista faz o atendimento por videoconferência. O serviço é uma inovação que beneficia os pacientes com a agilidade no agendamento e a redução de filas, além de economizar recursos públicos com a diminuição de custos com as viagens até consultórios em outras cidades.

Equipe de enfermagem faz atendimento a pacientes

SALA – Após o encaminhamento pelas unidades básicas, a Central de Regulação do Departamento de Saúde faz o agendamento das consulta aos pacientes, que passam por uma pré-avaliação, cujos dados são transmitidos ao médico que faz o atendimento remoto. O serviço ocorre em uma sala do Centro de Saúde, dotada de sistema de som e vídeo. O sistema também permite a emissão online e imediata de atestados, receitas e solicitações de exames.

Na primeira fase do programa, segundo a Prefeitura, são oferecidas consultas nas especialidades de pneumologia, de reumatologia e de gastroenterologia. Os atendimentos na Sala de Telemedicina são acompanhados por profissionais de enfermagem, que auxiliam o paciente e o médico durante a consulta. “Em breve, ampliaremos o projeto, adicionando outras especialidades”, garantiu o prefeito Luis Gustavo, que fez a apresentação do novo projeto acompanhado da diretora do Departamento de Saúde Nádia Ortiz.

Luis Gustavo e Nádia Ortiz anunciaram o projeto

Segundo Luis Gustavo, a telemedicina contribui para a oferta de atendimento em áreas em que há maior dificuldade na contratação de especialistas para atendimento em Palmital. “Vários serviços não envolvem somente custos, mas também a falta de profissionais disponíveis no mercado. Sabemos que, em alguns casos, é necessário atendimento presencial, mas para outros o atendimento remoto vem para reduzir a fila de consultas com especialistas”, ressaltou o prefeito.

A telemedicina, informou Luis Gustavo, permite a avaliação de todas as informações e o monitoramento do paciente à distância. “Este trabalho é uma novidade que a nossa gestão traz para proporcionar o atendimento em especialidades médicas que o município não possuía, com a mesma agilidade dos grandes centros. É um grande avanço para a Saúde em Palmital, que será uma ferramenta importante para garantir um atendimento de qualidade para a população”, finalizou.

Compartilhe
Facebook
WhatsApp
X
Email

destaques da edição impressa

colunistas

Cláudio Pissolito

Don`t copy text!

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.